segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Boa época para pôr em dia a vida cultural

Quem fica em Sampa deve aproveitar este como o melhor período para pôr em dia todos os eventos que não pôde acompanhar ao longo do ano, e um bom exemplo são as exposições. Claro que não garanto nada vazio, muita gente fica na cidade, por mais que outros tantos viajem...

Com certeza tudo tem menos pressa e ainda dá para aproveitar os fins de tarde bem claros... Eu mesma ando bem atrasada em relação a isso, e indico duas às quais ainda não pude ir.



GRAFFITI FINE ART – ESTILOS

A arte urbana da exposição Graffiti Fine Ar – Estilos mostra ao público os traços dos artistas Gueto, Finok, BTS, Nem, Funto, Tikka, Markone, Shock, Boleta, Ciro e Ronah. A curadoria é do grafiteiro Binho Ribeiro. São trabalhos em tela, formando painéis de 1,5 m x 3 m, em diferentes estilos do grafite, como o figurativo, o abstrato e a caligrafia.

Onde: Museu Brasileiro da Escultura (Mube) – Avenida Europa, 218 – Telefone: (11) 2594-2601
Quando: de terça a domingo, das 10 às 19 horas – Até 10 de janeiro.
ENTRADA FRANCA

EXPOSIÇÃO SOBRE O PRIMEIRO EDITOR BRASILEIRO

O Museu Afro-Brasil tem um grande acervo permanente, e vale a pena chegar cedo para visitá-lo com mais tempo. A exposição itinerante atual é sobre Francisco de Paula Brito – 200 Anos do Primeiro Editor Brasileiro (1809-2009), que de aprendiz de tipografia tornou-se maior personalidade da história editorial do Brasil. A exposição revela a história do iniciador do movimento editorial brasileiro e sua contribuição valorosa no progresso da arte tipográfica.

Em plena sociedade escravista, Paula Brito (1809-1861) foi tipógrafo, litógrafo, editor, jornalista, tradutor, poeta, contista e teatrólogo. A mostra reúne obras que foram impressas, traduzidas e escritas pelo carioca, que foi também um dos primeiros contistas brasileiros.

A exposição conta com painéis, imagens das principais publicações e cenas do cotidiano do Rio de Janeiro no século XIX. Entre os livros, estão os 37 volumes da gigantesca Coleção Brasiliana, que pertencem à Biblioteca José e Guita Mindlin. Outras dez publicações são da coleção particular do diretor-curador do Museu Afro-Brasil, Emanoel Araujo, que também assina a curadoria da mostra.

A “Tipografia Fluminense de Brito & Cia.” passou a ser ponto de encontro de políticos e intelectuais como Machado de Assis. De sua tipografia saíram obras como “O Mulato” e o jornal “O Homem de Cor”; a primeira revista cultural de importância, a “Guanabara”; e o primeiro jornal brasileiro dedicado à luta contra o preconceito racial, o que lhe rendeu mais um título, o de precursor da imprensa negra.

Engajado na luta abolicionista, Paula Brito militava contra a escravidão e a favor da igualdade racial, antes mesmo de expoentes da causa como José do Patrocínio e Joaquim Nabuco terem nascido. Ele morreu 27 anos antes da Abolição da Escravatura no Brasil.

Realização: Museu Afro-Brasil e Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e apoio da Prefeitura de São Paulo.

Onde: Museu Afro-Brasil – Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº - Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 (estacionamento: Portão 3) – Telefones: (11) 5579-0593 / 8542 / 7716 / 6399
Quando: de terça a domingo – das 10 às 17 horas (permanência até às 18 horas)

Agendamento de visitas em grupo pelo e-mail agendamento@museuafrobrasil.com.br

Nenhum comentário: