sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Três exposições inauguram museu afro em Salvador

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) será inaugurado neste domingo (13 de novembro), no centro histórico de Salvador, com três grandes exposições. A ação integra as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra. A ideia é transformar o espaço em um verdadeiro centro de referência da herança cultural africana.
Sob curadoria de Emanuel Araújo – fundador do Museu Afro-Brasil, de São Paulo –, as exposições ocupam pelo menos dois andares do prédio neoclássico do antigo Tesouro do Estado.
A primeira é a Coleção Inicial do Muncab, que abrange cerca de 260 obras relacionadas com a ancestralidade africana e a contemporaneidade, adquiridas como primeiro acervo do museu, reunindo arte sacra, fotografias e trabalhos contemporâneos ligados ao universo afro.
A segunda mostra, intitulada O Escultor do Sagrado, homenageia o renomado escultor baiano Mestre Didi, que está completando 94 anos, reunindo cerca de 70 peças de sua produção. A terceira exposição Nós, os Afrodescendentes, abrange fotografias de personalidades brasileiras de origem africana, entre os quais Teodoro Sampaio, Luiz Anselmo, Juliano Moreira e Luiz Gama.
O Muncab fica na Rua do Tesouro, ao lado da Igreja da Ajuda.

Nenhum comentário: