sexta-feira, 18 de maio de 2012

Guerra e Paz continua até domingo no Memorial

Com o sucesso de público, a exposição Guerra e Paz foi prorrogada até o próximo dia 20, no Memorial da América Latina. Integrantes do Projeto Guerra e Paz, iniciado no Rio de Janeiro, os painéis “Guerra” e “Paz”, de Portinari, são exibidos devidamente restaurados.
A mostra inclui os estudos do pintor para essa obra. “É uma exposição histórica, sem precedentes, oportunidade única de ver Guerra e Paz no Brasil reunidos aos estudos das obras. Nem o próprio pintor teve a chance de ver todo esse material em seu conjunto”, afirma João Candido Portinari, filho do pintor, fundador e diretor geral do Projeto Portinari.
Há ainda uma interface digital, com projeções e vídeos usando tecnologia de ponta. Uma linha do tempo foi traçada, usando imagens em movimento, com a trajetória do pintor, desde sua infância em Brodowski (SP).
História – “Guerra” e “Paz” são os dois últimos e maiores murais criados por Cândido Portinari (1903-1962) e foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York, na década de 1950. O cromatismo intenso característico do trabalho do pintor foi recuperado após minucioso trabalho de restauro realizado no ano passado.
Os quadros estavam instalados em NY desde 1957, no hall de entrada da Assembleia Geral da ONU. Infelizmente, por razões de segurança, apenas políticos têm acesso ao local. Quando João Portinari soube que as instalações da ONU passariam por reforma entre 2010 e 2013, tentou e conseguiu a guarda da obra por esse período. Era a oportunidade de os painéis percorrerem o mundo e finalmente serem conhecidos pelo povo. Em contrapartida, eles deveriam voltar devidamente restaurados, como previa o contrato original entre a ONU e o governo brasileiro. Para essa empreitada, João Candido obteve o apoio do governo brasileiro, por meio do BNDES, e de outras entidades públicas e privadas.
Depois de São Paulo os painéis devem percorrer o mundo. Com o esperado apoio do Itamaraty, os painéis vão levar sua mensagem dramática e de esperança à cidade de Oslo, na Noruega, por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 2012. Em agosto de 2013, eles voltam para o hall da sede da ONU.
Exposição Guerra e Paz
Quando: das 9 às 18 horas, até domingo, dia 20.
Onde: Memorial da América Latina – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664.
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: