quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PROJETO FEITO NA HORA – Workshops instrumentais

Carlos Bala e seu instrumento – Bateria
Horário: das 14 às 15h30
Neste workshop abordará rudimentos, coordenação, percepção de ritmos, performance ao vivo e estúdio. Baterista alagoano iniciou a sua carreira musical na década de 1970, participando da Banda Municipal do Recife e Orquestra Romançal idealizada por Ariano Suassuna. Já gravou com Laércio de Freitas, Cyro Pereira, Maestro Branco, Guilherme Vergueiro, Nico Assumpção, Maestro Chiquinho de Morais, Eliane Elias, Léo Gandelman, Márcio Montarroyos, Hélio Delmiro, Vernon Reid, Ricardo Silveira, Wagner Tiso, John Patitucci, Arthur Maia, Cristóvão Bastos, Toots Thielemans, Joey Calderazzo, Romero Lubambo, Jeff Garder, Sérgio Mendes, Gal Costa, Marina Lima, Emílio Santiago, Djavan, Simone, João Bosco, Maria Bethânia, Chico Buarque, Sandra de Sá, Nana Caymmi, Miúcha e Caetano Veloso.
Marcelo Martins e seu instrumento – Flauta
Horário: das 17 às 18h30
Apresenta neste workshop a flauta e seus processos musicais e harmônicos para a improvisação. Marcelo Martins, nascido no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira estudando flauta na Orquestra do Instituto Abel, em Niterói. Até os dezesseis anos, integrou o corpo discente do Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro. Em 1985, estudou Harmonia e Arranjo Musical, na Rio Música, com Sérgio Benevenuto, no método Berklee. Em 1987, participou, como saxofonista e flautista, das gravações de dois discos, integrando a banda de Claudio Zoli. Entre 1988 e 1993, participou como músico e compositor, das bandas do baixista Arthur Maia, do baixista Nico Assunção, do guitarrista Ricardo Silveira, do cantor e compositor Djavan, tendo excursionado, com este último, pelo Brasil e Europa. Já tocou com Gal Costa, Caetano Veloso, Flavio Venturini, Zé Ricardo, Carlos Malta e Mauro Senise.
Arthur Maia e seu instrumento – Contrabaixo
Horário: das 20 às 21h30
Neste workshop, abordará aplicação de escalas e modos, diatônicos, explanação de um método de visualização de um tom na escala do contrabaixo, ritmos brasileiros e latinos, configuração de levadas junto com o baterista e sugestões de grooves e melodias. Arthur iniciou sua trajetória profissional acompanhando músicos como Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos. Integrou diversos grupos de música instrumental, como ‘Garage’, ‘Varanda’ e ‘Pulsar’, destacando-se ainda na ‘Banda Black Rio’. A partir dos anos 80, participou de dezenas de shows e gravações com grandes nomes da MPB como Jorge Benjor, Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Djavan, Milton Nascimento, Marisa Monte, Gilberto Gil, entre outros. Desde 1993 vem acompanhando Gilberto Gil em ‘tours’ mundiais, além de participar de discos e shows de artistas internacionais, como Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana, George Benson e Plácido Domingo. Em 1992, ganhou o primeiro o Premio Sharp revelação instrumental.
SERVIÇO (para todos):
Quando: hoje, dia 20 de fevereiro.
Número de vagas: 50.
Duração: 90 min.
Onde: Sesc Pinheiros – Rua Pais Leme, 195 – Auditório 3º andar.
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.
Não recomendado para menores de 14 anos.

Nenhum comentário: