terça-feira, 2 de abril de 2013

39º Festival Sesc Melhores Filmes

Cena do drama franco-alemão Holy Motors/divulgação
O mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo, o Festival Sesc Melhores Filmes, chega à sua 39ª edição. De 3 a 25 de abril, serão exibidos a preços populares, no CineSesc Augusta e em unidades do litoral e interior, 40 longas, brasileiros e estrangeiros, escolhidos por crítica e público como os melhores lançamentos no circuito paulistano em 2012.
As exibições no CineSesc são acessíveis, e todos os filmes contam com audiodescrição e legendas open caption.
1974 – Realiza-se a primeira edição do Festival Sesc Melhores Filmes, em plena época de censura e ditadura militar. O evento teve lugar no Teatro Sesc Anchieta, no Sesc Consolação (na época, Sesc Vila Nova). Nesse primeiro ano, os cinéfilos escolheram A Herança, de Ozualdo Candeias, como o melhor filme brasileiro, e Gritos e Sussurros, do sueco Ingmar Bergman, como o melhor filme estrangeiro.
Programação paralela – O Festival Sesc Melhores Filmes 2013 traz também cursos livres em sua programação, além de seminários e edições especiais do evento Cinema da Vela. As inscrições estão abertas, são limitadas e devem ser feitas no próprio CineSesc.
O primeiro curso será entre os dias 15 e 18 de abril: "A Boca do Lixo e o Cinema de Carlos Reichenbach" traça um panorama da produção cinematográfica do diretor Carlos Reichenbach, o “Carlão”, falecido em maio de 2012. O cineasta era colaborador e amigo do CineSesc, onde realizou (de 2004 a 2012) mensalmente a Sessão do Comodoro, evento que se tornou ponto obrigatório para todos os que queriam assistir a filmes raros e originais, escolhidos, apresentados e exibidos por Carlão. Ele também ficou conhecido pelos filmes Alma Corsária, Garotas do ABC e Dois Córregos, sendo considerado um dos grandes nomes do cinema brasileiro. O jornalista e crítico de cinema Marcelo Lyra, colaborador do "Cinequanon" e autor do livro Cinema Como Razão de Viver, biografia de Carlão Reichenbach, é quem comanda o curso.
Consulte tudo sobre o Festival SESC Melhores Filmes, incluindo a programação completa, com sinopses e horários dos filmes, além de dados sobre todos os 309 títulos lançados nos cinemas ao longo de 2012. 

Nenhum comentário: