quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Beatles – tudo a ver também com o Natal



Escolhi a beleza eterna da música dos Beatles para este post especial de Natal. No dia 13 de dezembro, fui assistir à apresentação final do 2º Festival Internacional de Violão, em homenagem ao violonista, compositor e maestro cubano Leo Brouwer, realizado em conjunto pelo Departamento de Música da ECA/USP, Sesc SP e Instituto Cervantes.

Num domingo festivo no Sesc Pinheiros, o próprio Brouwer regeu a Orquestra de Câmara da USP (Ocam), em apresentação que teve participação especial do violonista argentino Victor Pellegrini. Foi um animado encontro entre os jovens músicos da orquestra e dois músicos experientes e internacionalmente reconhecidos, que ao final brindaram a plateia com um lindo arranjo – criado por Brouwer – para músicas dos Beatles: From Yesterday to Penny Lane.



Soube, a partir de pesquisas, que Brouwer recebeu em Havana, em julho, o Prêmio Nacional de Cinema 2009, em cerimônia efetuada na sala Charles Chaplin. E que ele é autor de uma centena de trilhas, entre as quais a do lindo filme mexicano Como Água para Chocolate (1991).

Regendo a orquestra, o septuagenário Brouwer parecia um adolescente, pulando e vibrando. E que bonito ver aqueles jovens curtindo músicas de pelo menos 20 anos antes de nascerem!

E não é que Beatles combinam com tudo e nunca saem de moda? No Youtube, há muitas preciosidades em arranjos para suas canções. São muitas opções para seus fãs se deliciarem. Há até uma curiosidade, She’s leaving home, em gravação acústica de Roupa Nova, com orquestra de cordas. Não sou particularmente fã do grupo, mas a gravação feita em Londres está bem bonita, apreciem:



Destaco mais algumas pérolas – em arranjos que nem de longe lembram algumas das interpretações rebuscadas ou bregas de orquestras que conhecemos:

Penny Lane, em arranjo de Leo Brouwer para violão – executado pelo também cubano Rafael Padron – e a orquestra de cordas Camerata Latino-Americana:



* Eleanor Rigby:



* Yesterday não poderia faltar:



* She’s leaving home:





Brasileiros também amam Beatles. Os integrantes do Clube da Esquina sempre fizeram questão de ressaltar, nas harmonias e nas letras, sua paixão pelo quarteto. Zé Ramalho, Rita Lee e Lulu Santos – só para citar alguns – também já declararam seu amor ao quarteto. Em setembro, os violonistas Fernando Melo e Luiz Bueno, do Duofel, ao completar 20 anos de carreira fonográfica, lançaram, pela Fine Music, Duofel Plays The Beatles, com releituras bem personalizadas de Eleanor Rigby; Got To Get You Into My Life; Across The Universe; Norwegian Wood; e Mr. Moonlight – que ganhou tom de moda de viola –, entre outras.



Sá & Guarabyra lançam Beatles 70


Outra dupla que deu sua própria versão às músicas dos Beatles é Sá & Guarabyra. Seu disco-tributo Beatles 70, produzido por Marcelo Fróes para seu selo Discobertas, chegará às lojas em abril de 2010, para celebrar os 40 anos do lançamento do último álbum do quarteto, Let It Be. A ideia era contar com a companhia de Zé Rodrix, mas sua repentina morte, em maio deste ano, impediu novo encontro do inesquecível trio Sá, Rodrix & Guarabyra.

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei principalmente do último vídeo que foi gravado aqui em Belo Horizonte, achei seus comentários bastante pertinentes... Não sabia que você era tão bonita!!! Beijooo,

Mônica. :-)

Laila Guilherme disse...

Obrigada, Mônica! fique ligada, sempre trago novidades, embora algumas aqui de Sampa...

beijos.

Laura Fuentes disse...

Que presentão! Delícia!

Laila Guilherme disse...

Escolhi a dedo os vídeos, ainda bem que gostaram!

Maria Valéria disse...

Oi Laila,

'She's Leaving Home' by Toninho Horta é maravilhosa!!! Tem Naná Vasconcelos na percussão, e a concepção musical é de TH, um luxo só! TH tb gravou lindamente 'Across The Universe'!
Posso te passar os arquivos, se você quiser.

A gravação de 'Norwegian Wood', com Milton Nascimento é inesquecível! http://www.youtube.com/watch?v=emQP5AJKt6I

Adorei seu post!

Beijos,
Maria Valéria.
...