terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Brittany Murphy dá adeus



Iniciei a semana em choque ao saber da morte da jovem atriz Brittany Murphy. Como assim, morreu aos 32 anos, de ataque cardíaco? Claro que surgem especulações as mais diversas, entre elas a de abuso de drogas e anorexia. Recentemente, seus vizinhos chamaram a polícia porque ela estaria totalmente descontrolada...

Para mim, o que importa, é que sempre achei que ela tinha muito talento, embora tenha ficado apagada perto de uma atriz da mesmíssima geração e tipo físico semelhante (loira, baixinha e magrinha), Reese Witherspoon, que fez papéis em filmes de mais destaque. Com outra da mesma geração, Alicia Silverstone, Brittany surgiu em As Patricinhas de Beverly Hills (1995).

Desde adolescente, ela estrela comédias e dramas em que geralmente faz papéis de jovens imaturas, problemáticas, desequilibradas e muitas vezes autoritárias. Não raro aparece com visual junkie, com maquiagem borrada e olhar distante. Como Heath Ledger – que morreu ainda mais jovem e de maneira semelhante há quase dois anos – estaria ela sendo influenciada por seus personagens desequilibrados, ou vice-versa?

Em 1999, ela fez o drama Garota, Interrompida, em outro papel de jovem problemática, ao lado da já consagrada Winona Ryder, em filme que impulsionou a carreira de Angelina Jolie.

Na minha opinião, sempre dava conteúdo denso a seus personagens, e era bastante versátil, tanto que também cantava e deu vida a personagens em vários desenhos animados, incluindo Happy Feet.

Em Grande Menina, Pequena Mulher (2003), Brittany é Molly, herdeira que de repente se vê cheia de dívidas e arranja um emprego de babá. Acontece que sua “patroa”, a menina Dakota Fanning (Ray), é mais adulta e séria que ela – responsável até demais para a idade, pois aprendeu a se virar sozinha, já que os pais nunca estão em casa –, e uma aprende com a outra. É uma agradável comédia, em que as duas mostram grande talento. Esse filme sempre passa na TV, e hoje (22/12), às 14 horas, será apresentado no Universal Channel (43 da Net). No mesmo ano, ela fez outra comédia bem divertida, Recém-Casados, desta vez com o então namorado, Ashton Kutcher, em que eles saem em lua de mel pela Europa e nada dá certo.

Outros filmes de Brittany são: o suspense Refém do Silêncio (2001), com Michael Douglas; 8 Mile – Rua das Ilusões (2002), com o rapper Eminem e Kim Bassinger; Sin City (2005), ao lado de Bruce Willys; e o deprimente A Garota Morta (2006), com Toni Collette. Recentemente, ela lançou nos EUA o thriller Across the Hall, e finalizou o filme de ação The Expendables, de Sylvester Stallone.

Ao saber da morte da ex-namorada, divulgada no domingo, o ator Ashton Kutcher publicou uma mensagem no Twitter: “O mundo perdeu um pequeno raio de sol”.

FÁBIO BARRETO

Nem bem lançou o polêmico filme Lula, o Filho do Brasil (que só estreia em janeiro), o cineasta Fábio Barreto está em coma induzido após sofrer um grave acidente de carro na noite de sábado, em Botafogo. Sei bem a tristeza de ter um parente nesse estado, e torço para que o filho do produtor Luiz Carlos Barreto, o “Barretão”, fique bem logo, a exemplo do dramaturgo Mário Bortolotto, atingido por tiros em assalto há duas semanas, que se recupera bem.

Fábio Barreto dirigiu dezenas de filmes, entre os quais O Quatrilho (1995) e Índia, a filha do sol (1984) – ambos com Glória Pires, que também estrela Lula...; Luzia homem (1988), com Cláudia Ohana; A Paixão de Jacobina (2002); e Bela Donna (1997), com Florinda Bolkan. Em 2007, fez a adaptação nacional do seriado de TV Desperate Housewives. MUITA FORÇA PRA ELE!!

3 comentários:

Fábio disse...

Ola tudo bem? Eu também tenho um blog, qdo e c der faz uma visitinha para conhecer. Sucesso ai com sua proposta e abraços

Laura Fuentes disse...

Que lindo o twit do Ashton...Mais uma estrelinha que apaga, que triste.

Laila Guilherme disse...

Não há o que dizer, triste mesmo.