Cena do franco-argelino ‘Os Encantos de Paloma’ |
Nesta edição, serão apresentados 14 filmes, a maioria inédita no Brasil, dos quais cinco documentários, sobre assuntos relacionados ao mundo árabe em geral. A seleção focaliza principalmente temas como a imigração e o exílio forçado, conflitos entre tradição e modernidade e crônicas sociais.
As exibições ocorrerão em algumas das principais salas da cidade: CineSesc (2 a 12/9), Centro Cultural São Paulo (14 a 19/9), Galeria Olido (14 a 23/9), Centro Cultural da Juventude (12 a 23/9) e Cinemulher (datas a confirmar).
A iniciativa, que conta com o apoio cultural de diversas instituições, inclui produções premiadas de diretores renomados, como o argelino Merzak Allouache, uma das principais vozes do cinema magrebino contemporâneo, e o egípcio Yousri Nasrallah, herdeiro de Youssef Chahine – um dos grandes nomes da filmografia árabe. Há ainda trabalhos reconhecidos mundialmente e premiados feitos por mulheres. Vale destacar os documentários “Ponto de encontro”, da brasileira Julia Bacha em parceria com a norte-americana Roni Avni, e “Câmeras abertas”, da norte-americana filha de iraquianos Maysoon Pachachi, além do filme “Dunia (Beije-me, mas não nos olhos)”, da franco-libanesa Jocelyn Saab.
A 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema conta com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, Embaixada da Espanha no Brasil, Centro Cultural da Espanha – SP e Cinemateca da Embaixada da França.
Um comentário:
Opa, vou tentar ficar ligada na programação. Adoro cinema árabe. Boa dica!
Postar um comentário