terça-feira, 3 de maio de 2011

Homenagem a Zé Renato

Em cena, na peça 12 Homens e uma Sentença - Divulgação
Morreu na madrugada de ontem o diretor teatral e dramaturgo José Renato Pécora, mais conhecido como Zé Renato. Poucas horas depois de atuar na peça Doze Homens e uma Sentença e jantar com o elenco, ele sentiu-se mal quando se preparava para viajar de ônibus para o Rio e morreu de infarto.

Zé Renato tinha 85 anos, e sua atuação na peça durante sete meses marcou o retorno aos palcos depois de mais de 50 anos em que trabalhou apenas nos bastidores. Um dos nomes mais respeitados do teatro paulista do século 20, foi um dos fundadores, em 1955, do mítico Teatro de Arena, daí seu corpo ter sido velado no hoje Teatro Eugênio Kusnet, na rua Teodoro Baima, centro de São Paulo.

No início de março, tive o prazer de vê-lo no palco do Teatro Imprensa – onde a peça Doze Homens e Uma Sentença estava em cartaz e deveria prosseguir até junho. A peça conquistou o prêmio APCA de melhor espetáculo de 2010.

Em sua volta aos palcos, Zé Renato chegou a declarar que, mesmo como encenador, sempre sabia as falas de vários personagens de todas as peças em que trabalhava. Na última apresentação, domingo, 1º de maio, ele teve um pequeno lapso em uma das falas de seu personagem. Ele era o Jurado 9, personagem-chave do filme de Sidney Lumet em que a peça fielmente se baseia, o primeiro a colocar em dúvida o veredicto de culpado do jovem réu que estava sendo julgado. Em vez de dizer: “O velho queria um pouco de atenção”, ele disse: “O velho queria um pouco mais de tempo”.
IN-EDIT BRASIL
Em sua 3ª edição, o Festival Internacional de Documentário Musical homenageia dois grandes nomes do cinema internacional: o consagrado diretor espanhol Carlos Saura e o norte-americano Albert Maysles. O brasileiro homenageado é o diretor Andrucha Waddington.

No Panorama Mundial foram selecionados 22 títulos inéditos no circuito. No Panorama Brasileiro, um total de 45 documentários que estão divididos em oito mostras: Competição Nacional, Mostra Brasil, Retrospectiva Brasil, Curta um Som, Sessões Especiais, Mostra Online, In-Edit Mirim e Ciclo Universitário.
Há temas para todos os gostos, de Jobim a Jimi Hendrix, passando pelo movimento beat e pela soul music.

Em São Paulo, realiza-se em vários espaços até 8 de maio. No Rio, de 6 a 12 de maio.

Veja a programação completa no site do In-Edit.

2 comentários:

Laura Fuentes disse...

Depois de anos atuando como diretor, foi emocionante ver Zé Renato no palco atuando nesse espetáculo incrível. E agora, mais uma estrela brilha no céu.

Laila Guilherme disse...

Foi mesmo emocionante. Valeu a oportunidade. Agora vou ver com outro ator...