quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Livro Higienópolis: Grandeza de um Bairro Paulistano


O livro Higienópolis: Grandeza de um Bairro Paulistano, de Maria Cecília Naclério Homem, apresenta a história do bairro num período de cerca de um século, abrangendo desde as formas de ocupação que antecederam o loteamento original, no fim do Império, até os dias atuais. A história do bairro se liga a diversas etapas de ocupação urbana, e o objetivo da autora é recuperar sua memória ao analisar essas diferentes etapas. A obra analisa a expansão urbana de São Paulo no último quarto do século 19, seus antecedentes, a formação e ocupação do loteamento, o modo de vida dos moradores, a evolução do bairro entre os anos de 1930 e 1949 e de 1950 a 1980, além dos três últimos decênios.
O livro foi premiado no concurso História dos Bairros de São Paulo e editado pela Prefeitura Municipal de São Paulo em 1980 [Eu tenho essa primeira edição e, quando a li na época, me fez voltar as atenções para a história da cidade e a necessidade da preservação do patrimônio histórico].
Esta reedição conta, ao final, com um capítulo dedicado à última fase da história do bairro e suas novas relações com a metrópole, que acrescenta novos dados à pesquisa inicial. A intensa verticalização e o processo de valorização que o bairro conheceu nesse período são analisados com detalhes e dados estatísticos importantes são apresentados; nas palavras de Murillo Marx, que assina o prefácio: “A presença nova da classe média, o ofuscamento ou o abandono dos grandes casarões e palacetes pioneiros da expansão paulistana no auge da riqueza do café. Relativizada esta, afloram os agentes do comércio e da indústria com outras modas e modos de morar”.
O livro é fartamente ilustrado com imagens e mapas representativos da história do bairro e da cidade e é acompanhado por um CD com mapas históricos e plantas de construções. O lançamento será na recém-inaugurada unidade da Livraria da Vila no Shopping Pátio Higienópolis.
Maria Cecília Naclério Homem é mestre e doutora em História pela Universidade de São Paulo, dedicada ao conhecimento do patrimônio histórico e arquitetônico paulista. Trabalhou como pesquisadora na FAU-USP e no Instituto de Estudos Brasileiros.
SERVIÇO:
Livro “Higienópolis: Grandeza de um Bairro Paulistano”
Autora: Maria Cecília Naclério Homem
2ª edição revista e ampliada / 280 páginas (acompanha CD)
Preço: não divulgado
Onde: Livraria da Vila do Shopping Higienópolis – Av. Higienópolis, 618, Piso Pacaembu, Boulevard, São Paulo
Quando: quinta, dia 15, das 18h30 às 21h30

2 comentários:

ROBERTO JR disse...

Que legal, LAILA !!!
Em virtude da distância, naturalmente não poderei participar do lançamento, mas é muito bom, através de vc, ter conhecimento do livro e de seu rico conteúdo. Abração. JOAQUIM ROBERTO.

Laila Guilherme disse...

foi um grande evento! E o livro é maravilhoso mesmo, uma viagem pela história de São Paulo. Compre, se o encontrar. bjs.