quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Mineiro e o Queijo estreia nesta sexta-feira

O documentário O Mineiro e o Queijo, já em cartaz em Belo Horizonte, estreia nesta sexta-feira em São Paulo e outras praças. O mais novo filme do cineasta Helvécio Ratton trata da tradicional produção do queijo minas artesanal não só de maneira poética, mas também do ponto de vista cultural, econômico, político e de sustentabilidade social.
Um de seus objetivos – o que o torna polêmico – é alertar a população para o que acontece hoje com o queijo: tombado como patrimônio nacional, o produto típico de Minas Gerais não pode ser comercializado fora do Estado em razão de leis anacrônicas e do lobby dos grandes laticínios. Ou seja, se você mora fora de Minas Gerais e pensa que tem comido o autêntico queijo minas – meu caso –, está totalmente enganado...
Vou tratar de conferir, já que, além de o tema ser bastante interessante, traz a marca da qualidade de filmes anteriores de Helvécio Ratton, mineiro de Divinópolis, que dirigiu produções como os divertidos A Dança dos Bonecos O Menino Maluquinho; o romântico Amor & Cia; o seriíssimo e amargo Batismo de Sangue; e o delicioso Pequenas Histórias.

Nenhum comentário: