sábado, 10 de setembro de 2011

Teatro Imprensa fecha as portas

Foto: Mario Rodrigues
Ao contrário do Belas Artes (do qual falarei amanhã), o fechamento do Teatro Imprensa passou praticamente despercebido pela imprensa – que ironicamente dava em seu nome. Umas poucas notas em jornais e revistas (como a Vejinha) deram conta do fim da temporada de Doze Homens e uma Sentença com casa cheia.
Foi mais uma das empresas mantidas pelo Grupo Silvio Santos que não aguentaram as dificuldades financeiras. Isso ocorreu no final de julho, mas só percebi quando passei na porta, no início de agosto. Ao procurar publicações a respeito, pouco encontrei.
A Vejinha publicou um dado impressionante sobre a peça (que vi duas vezes, uma com Zé Renato, pouco antes de falecer, e outra com o veterano Osvaldo Ávila, que o substituiu): enquanto ficou em cartaz naquele teatro, a montagem dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo foi vista por 35 mil pessoas em uma centena de apresentações, o que representa quase 80% da lotação por sessão.
Apoio – Inaugurado em 1988 e administrado desde 1992 por Cíntia Abravanel – muito elogiada pelo apoio que dava ao pessoal de teatro –, mesclou uma programação comercial com produções alternativas e recebeu campanhas beneficentes com escolas públicas e comunidades carentes, ocupando o espaço praticamente todas as noites.
Anexa ao teatro de 452 lugares, a pequena Sala Vitrine manteve uma disputada pauta e encerrou suas atividades com o ótimo monólogo dramático A Árvore Seca, protagonizado pela atriz Ester Laccava.
Na minha opinião, faltou divulgação maior na imprensa e, claro, apoio para que a casa se mantivesse, ainda que sob outra administração – talvez de uma companhia teatral?
Estava há tempos para publicar esta nota, que não podia vir em melhor hora, junto a uma boa notícia: Doze Homens e uma Sentença voltou ontem ao cartaz, em casa nova, trazendo mais chances ao público de vê-la ou revê-la:
Quando: sextas e sábados, às 21h; e domingos, às 19h30. ATÉ 20 de novembro.
Quanto: R$ 40 (sextas) e R$ 50 (sábados e domingos).
Onde: Tucarena – Rua Monte Alegre, 1024 – Tel.: (11) 3670-8455 / 8462 

Um comentário:

Maria Valéria disse...

.
Oi Laila,

Estive no Teatro Imprensa algumas vezes para assistir peças excelentes!
Que pena! Lamentável o fechamento do teatro!

Onde vai parar a cultura com tantos fechamentos?...

Maria Valéria.