segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Lançamento da novela A Descoberta do Frio

2ª edição – 2011 – 128 páginas
Ateliê Editorial – Preço: R$ 25
Metáfora do racismo, o frio ocupa lugar central nessa obra – marco da literatura negra brasileira – publicada pela primeira vez em 1979


Mais de trinta anos depois da primeira tiragem, está sendo lançada pela Ateliê Editorial a segunda edição ampliada e revista da novela A Descoberta do Frio, de Oswaldo de Camargo.
Ambientada em meio urbano, a história envolve personagens afrodescendentes intelectualizados e conscientes das barreiras enfrentadas pelos negros no Brasil. Fugindo dos estereótipos, a trama se passa entre homens e mulheres que produzem e discutem Literatura Negra, registrando também a presença da Imprensa Negra.
“Em determinado momento, numa grande cidade – escreve o sociólogo Clóvis Moura no prefácio da obra – um personagem aparece com frio. Esse frio não é apenas um fenômeno meteorológico, mas um elemento que o autor aproveita para desenvolver o seu recado e articular sua trama. Um negro com frio. Mas esse frio não vem apenas da atmosfera – outros não o sentem –, porém de uma situação existencial e social.”
Nascido em Bragança Paulista em 1936, Oswaldo de Camargo é jornalista, com carreira no jornal O Estado de S. Paulo e na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Além de A Descoberta do Frio, publicou O Negro Escrito – Apontamentos sobre a presença do negro na literatura brasileira (1987), A Razão da Chama – Antologia de poetas negros brasileiros (1986) e o volume de contos O Carro do Êxito (1972). Vários de seus poemas, contos e artigos a respeito do trajeto do negro brasileiro foram traduzidos para o alemão, inglês, francês e espanhol.
Serviço:
Lançamento do livro A Descoberta do Frio 
Autor: Oswaldo de Camargo
Quando: terça-feira, dia 20, das 18h30 às 22 horas
Onde: BibliAspa - Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes – Rua Baronesa de Itu, 639 – próximo ao Metrô Marechal Deodoro) – Telefone: (11) 3661-0904 

Nenhum comentário: