segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mostra Clint Eastwood no CCBB

Clint e o filho Kyle em Honkytonk Man
Clint Eastwood completou 80 anos em maio e continua em plena atividade. Este ano lançou Além da Vida, que tem uma impressionante recriação de um tsunami ocorrido em 2004. As referências ao espiritismo chegaram até à triste coincidência de estrear pouco antes do tsunami registrado no Japão – o que o fez ser tirado de cartaz naquele país. (A Warner chegou a doar parte dos lucros das vendas dos DVDs para ajudar os desabrigados.)

Como ator, até hoje é lembrado por seus primeiros papéis em westerns, mas aos poucos foi diversificando a carreira ao dirigir e interpretar tipos urbanos de policiais durões e pessoas comuns não tão duronas, mas sempre com alguma amargura ou segredo guardado. A exemplo de Woody Allen, sempre indica em seus filmes seu apreço pelo jazz, como em Bird (1988), em que conta a história do saxofonista Charlie Parker. Mas vai além: muitas vezes compõe trilhas e/ou as interpreta, como no raro A Última Canção (Honkytonk Man - 1982, na foto), que interpretou ao lado do filho Kyle, então ainda menino, ator bissexto e também compositor e intérprete de trilhas.
Esses e outros 33 filmes estão na mostra que o Centro Cultural Banco do Brasil inicia amanhã em São Paulo, na maior retrospectiva da obra de Clint Eastwood já realizada no Brasil. Ainda assim, resgata apenas 35 dos mais representativos de sua carreira como diretor e ator, incluindo pérolas cult, como Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966), dirigidas por Sergio Leone. Inclui ainda a série do personagem policial Harry Callahan (Dirty Harry) dirigida por Don Siegel e iniciada com Perseguidor Implacável.
Entre os mais recentes, em que atua e dirige ou apenas assina a direção, serão exibidos Sobre Meninos e Lobos (2002); Menina de Ouro (2004); A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima (2006); A Troca e Gran Torino (2008); e Invictus (2009). Não ficam esquecidos o romântico As Pontes de Madison (1995) e o faroeste Os Imperdoáveis (1992).
Confira aqui a programação completa. 
Serviço:
Quando: de 6 a 30 de dezembro. Começa dia 13 em Brasília.
Quanto: R$ 4.
Onde: CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado 112, Centro. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô – Telefones: (11) 3113-3651/3652
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228, com transporte gratuito até às proximidades do CCBB. 

Nenhum comentário: