sábado, 15 de setembro de 2012

ENID: um grande telefilme da BBC

Helena Bonham Carter: magnífica como a escritora Enid Blyton
O britânico James Hawes dirigiu para a BBC o filme Enid, sobre a escritora Enid Blyton, que fez grande sucesso entre o público infantil no início do século 20. No papel-título está Helena Bonham Carter, cuja carreira me chama a atenção desde Uma Janela para o Amor e Maurice. Hoje mais conhecida por seus (bons) papéis caricaturais em filmes do marido, Tim Burton, e também pela série Harry Potter, Helena mostrou recentemente seu talento e sensibilidade no belo O Discurso do Rei.
Dois mundos – Enid mostra que a escritora, apesar de voltar seus livros às crianças, ressentia-se do abandono do pai, esquecera da mãe e dos irmãos e acabou sendo uma péssima mãe – mal via as filhas e, contraditoriamente, nunca lia suas histórias para elas. Esposa autoritária de seu primeiro editor, Hugh Pollock (o talentoso e lindo Matthew MacFadyen, Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito), escrevia de maneira tão frenética e publicava tantos livros que chegou a ser acusada de ter toda uma equipe ajudando-a – o que hoje é bastante comum. Perseguida pelas (más) lembranças da infância e do que ela mesma fizera a seus entes queridos (uma das atitudes foi afastar Hugh de suas filhas, após o divórcio, descumprindo um acordo que fizera), Enid começou a sofrer de demência antes dos 50 anos, mas ainda viveu até os 71 (morreu em 1968), produzindo bastante e ultrapassando a marca dos 800 títulos.
Enid passou poucas vezes nos canais Telecine (gravei há tempos e só agora consegui ver), e é possível encontrá-lo em DVD. Teve nota baixa no site de filmes Imdb (6.5), mas para mim passou grandes emoções – fiquei com raiva de Helena, por interpretar tão bem uma mulher sem caráter. Não sei se retrata a verdade sobre a escritora (baseia-se na biografia escrita por Barbara Stoney), mas mostra que ela vivia entre dois mundos completamente diferentes: o da fantasia e aventura, que criava em seus livros, e o da realidade, que ela gostava de manipular da mesma maneira, sem se importar com mais ninguém.
Filme: Enid (2009) – produção da BBC
Direção: James Hawes
Elenco: Helena Bonham Carter, Matthew MacFadyen e Dennis Lawson (como o segundo marido de Enid, Kenneth)

Nenhum comentário: