quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os agradáveis programetes do Canal Brasil


Foto: O Globo

Na TV, eu antes só gostava de filmes – já que há muitos anos abandonei as novelas. Não me passava pela ideia assistir a programas de entrevistas, principalmente debates.

Recentemente, peguei gosto pelos programetes de entrevistas do Canal Brasil (Net/Sky). São muito variados, e têm sempre um artista como apresentador. Como os temas são culturais, acabei me interessando. Os programas são curtos – pouco menos de meia hora – e o papo rola livre, leve e solto, o que me cativa... Passam à noite e têm horários alternativos.

De música, tem “O Som do Vinil”, do baterista titã Charles Gavin, que resgata verdadeiras pérolas. O “Zoombido”, do Paulinho Moska, entrevista principalmente compositores (hoje, 7 de outubro, é Dia do Compositor, como bem lembrou uma amiga em seu Twitter, data que eu desconhecia).

Zé do Caixão é uma fábula entrevistando gente de todas as áreas, em “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”. Mesmo pessoas que desconheço se tornam bastante interessantes. O Zé é uma boa surpresa como apresentador, porque tem a curiosidade e a discrição necessárias nessa função. Num dos últimos programas, ele entrevistou o octogenário sambista carioca Nelson Sargento, que declarou ter gostado muito de estar ali. No mais recente, foi a vez de Fausto Fawcett, cuja figura nunca me atraiu, mas que se saiu muito bem. Já passaram por ali Ruy Castro, Supla e Darlene Glória, dos que me lembro. O Zé deixa as pessoas à vontade e termina o programa com divertidas pragas da semana. Sem contar o assistente dele, lendo as “cartas” (e-mails), que dá outro tom divertido.

O ator Paulo César Peréio apresenta o “Sem Frescura”, levando personalidades interessantíssimas de cinema, TV, música, literatura, jornalismo... O chato é que ele interrompe demais e fala muito de si mesmo, além do que é difícil entender o que diz, tão ruim anda sua dicção.

Um ator que adoro, Selton Mello, voltou com o seu “Tarja Preta”, às quartas-feiras, à meia-noite. Na semana passada ele entrevistou Rodrigo Santoro – seu colega de muitos trabalhos – e hoje falará com Marco Nanini.

E o “Procurando Quem”, então? O cineasta e escritor Rodrigo Bittencourt, que eu não conhecia, passa uns cinco minutos iniciais literalmente procurando alguém! A câmera e os produtores o seguem pelas ruas, ele toca campainhas, pergunta aqui e ali, para pessoas geralmente conhecidas, onde está fulano. Ele já encontrou Moraes Moreira, Juca Kfouri, Jorge Mautner, Cacá Diegues... Só não conseguiu falar com o João Gilberto, figurinha difícil...

Vejam esse cariocaço perdidão em São Paulo, procurando a escritora gaúcha Clarah Aberbuck, moradora dos Jardins...

3 comentários:

Silvio Alvarez disse...

Cá estou. Não tenho acesso aos canais a cabo, mas legal saber o que está rolando no Canal Brasil. Zé do Caixão é uma figura, né não? Cruzava sempre com ele na época que morei na Avenida São João.

Novaes disse...

Tenho tva que não pega essas maravilhas. Uma pena! Assistiria sempre. Vc já viu algum episódio de LIE TO ME, Laila? Vi um na terça, na fox, e gostei muito! Queria sua opinião...Bjs.

Laila Guilherme disse...

Essa série ainda não vi, ouvi elogios. Vejo muitas outras, mas vou arriscar e te conto...