terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pra quem gosta de aventura - e até pra quem não gosta...

Antes que me esqueça, começa sexta-feira (23) a 33ª Mostra Internacional de Cinema. Estou bem por fora da programação e não costumo ir atrás dessa maratona, aliás de nenhuma mostra especial. Vejo um ou outro filme, aleatoriamente, e fujo de sessões muito concorridas... Só uma vez, em 2005 ou 2006, é que vi uns dez filmes e esse foi meu recorde, baixíssimo em comparação com quem vê dezenas deles durante a maratona. Destaco apenas dois documentários nacionais de Nelson Hoineff, um sobre Chacrinha (Alô Alô, Terezinha), outro sobre Paulo Francis (Caro Francis), que me parecem muito bons. Normalmente espero mesmo que os filmes entrem em circuito nos cinemas.

Desafiando os Limites



Anthony Hopkins faz um papel diferente para sua carreira

Aqui vai uma dica que reservei faz tempo para dividir com todos. Acho maravilhoso o filme neozelandês Desafiando os Limites (2005), que não canso de ver e rever (coisa que nunca faço). Traz a história real de um velhinho que põe todos os jovens no chinelo, com seus conhecimentos e humildade. Anthony Hopkins está num papel diferente de tudo o que já fez. Não passa nem na TV a cabo, mas tem à venda em DVD. Burt Munro é um aposentado neozelandês dos anos 1960, apaixonado por uma moto militar dos anos 1920, uma Indian, que está quase uma sucata.

Autodidata em mecânica, física e aerodinâmica, ele improvisou bastante, usando até uma dobradiça de porta e uma rolha de garrafa. Isso provoca o riso de todos quando consegue chegar à competição de Boneville, nos EUA, da qual sonhava em participar há 25 anos. O clima do filme é delicioso, a dose de risco e aventura, altíssima – ele chegou à velocidade recorde de 322 km/h –, assim como o grau de humildade de Munro e o respeito que conquista de todos. E mais não conto... O DVD vale a pena também pelos extras, mostrando o divertido clima de bastidores... Pra quem gosta de aventura, e até pra quem não gosta. Afinal, trata também de vencer desafios pela persistência e da importância das relações humanas.

5 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Prezada Laila,
Vi o seu comentário no blog do nosso amigo comum Pituco e tomei a liberdade de fazer-lhe uma visita.
Parabéns pelo blog - muito bacana, informativo e bastante diversificado, abordando as mais diversas formas de expressão artística e de manifestação cultural.
Vida longa ao Doses de Cultura!!! Que ele seja sempre um espaço democrático, aberto à divulgação da arte e da cultura que tanto prezamose sem as quais não conseguiríamos viver!!!!
Aproveito para convidá-la a conhecer o meu blog, dedicado à música, cujo nome é JAZZ + BOSSA + BARATOS OUTROS.
O endereço é:
www.ericocordeiro.blogspot.com
Estarei sempre por aqui.
Um fraterno abraço!!!!

pituco disse...

oi, lindona,

boa dica...aqui deve passar em tevê a cabo...pra mim falta o cabo...hehehe...mas, tb procurarei o dvd...obrigadão pela visita e comentário carinhoso lá no meu blog.

bacci mille

Laila Guilherme disse...

Obrigada peça força, Érico. Grande abraço! Visitarei você também!!

Pituco, bacci e te espero por aqui (em pessoa!!).

Laura Fuentes disse...

Eu vi esse filme meio que de bobeira na tv a cabo. Não esperava nada dele, e me surpreendeu bastante. Não está entre os 20 melhores que vi, mas vale por contar a história motivante de um homem tão especial.

Laila Guilherme disse...

Achei excelente a interpretação do Hopkins e de atores secundários - inclusive o menino, filho do vizinho, facinado por ele. Claro que a direção deve ter ajudado muito!!