domingo, 25 de outubro de 2009

Rita Ribeiro está em dose dupla neste domingo, no rádio, ao vivo e na TV


Foto: O Globo

Há cerca de dez anos, entrevistei Rita Ribeiro quando ainda morava em São Paulo. Ela ainda era pouco conhecida, tinha apenas um CD, e pouco tempo depois começou a fazer shows aqui e ali e estourar públicos nos palcos.

Há dois anos, a maranhense se juntou à carioca Teresa Cristina e à baiana Jussara Silveira, no projeto Três Meninas do Brasil – canção de Moraes Moreira que deu título ao show e integra o repertório. Reúne, entre outras, composições de Sérgio Sampaio, Antonio Vieira e do Trio Nordestino. Apresentação logo mais, às 12h30, no Grandes Encontros Eldorado, realizado ao vivo e de graça no Shopping Anália Franco, no Tatuapé. Terá transmissão ao vivo no Território Eldorado.

À noite, no Canal Brasil (21 horas), Rita Ribeiro aparece na Faixa Musical, com o show Tecnomacumba, gravado este ano no Rio de Janeiro. Ela celebra a musicalidade ancestral dos terreiros de candomblé, centros de umbanda, batuques e xangôs espalhados pelo país. No repertório, “Oração do Tempo”, “Rainha do Mar” e “Iansã”, em que traz participação especial de Maria Bethânia.

********************
Fãs do Clube da Esquina – disco histórico com dois volumes e que há quase 40 anos denomina o movimento de músicos mineiros – não podem perder o livro Coração Americano, de Andréa Estanislau (Editora Prax). A publicação, que trata dos bastidores do primeiro volume do álbum, lançado pela Odeon em 1972, é tema de matéria da Revista Rolling Stone, escrita por Toninho Espessoto: “...creditado a Milton Nascimento e Lô Borges, reuniu, na verdade, um batalhão de músicos talentosos, quase todos ligados ao movimento vindo das Minas Gerais e que dava nome ao trabalho. A trajetória da produção e a repercussão do álbum são analisadas no belo livro organizado pela pesquisadora Andréa Estanislau.... Além dos textos, a obra traz detalhes técnicos das gravações, as letras das canções e extenso material fotográfico. Entre os que deram depoimentos estão Ronaldo Bastos, Tavito, Márcio Borges, Wagner Tiso, Beto Guedes, Alaíde Costa e Lô Borges.

Um dos grandes representantes do Clube da Esquina, o guitarrista e compositor mineiro Toninho Horta, apresenta-se nesta terça-feira do Instrumental Sesc Brasil. Ele estará acompanhado de Itamar Assiére (piano e teclado); Yuri Popoff (baixo elétrico); Esdra “Neném” Ferreira (bateria); e Lena Horta (flautas).

Onde: Sesc Avenida Paulista (no 119 da Paulista)
Quando: Terça (27), às 19 horas.
Quanto: entrada franca, com distribuição de ingressos a partir das 18 horas – É BOM CHEGAR ANTES!!



********************


Foto: TV Globo

Espelho, programa apresentado no Canal Brasil pelo ator baiano Lázaro Ramos, vai à casa da veterana atriz Chica Xavier, sua conterrânea, que fez marcantes papéis na TV e no cinema. Aos 77 anos, ela analisa o trabalho na televisão, relembra a chegada ao Rio de Janeiro e fala da família e do casamento com o ator Clementino Kelé, que dura mais de 50 anos.

Quando: Segunda (26), às 21h30, com reprise terça (27), às 16 horas; e sábado (31), às 12h30.

2 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Programaços,
querida Laila!!!
Ver Rita Ribeiro e Toninho Horta, de pertinho e "de grátis", é - como diria o Pituco - bacanudo.
Tomara que você tenha aproveitado a oportuinidade dupla e, em caso positivo, que conte um pouco sobre os shows para nós!
Um fraterno abraço!

Laila Guilherme disse...

Bacanudo mesmo. Só não vi a Rita (apenas na TV), mas vi homenagem a Simonal e adorei. Já já conto!