segunda-feira, 26 de abril de 2010

Coleção Imprensa em Pauta e shows do Dia do Trabalho


Paulo Francis, José Ramos Tinhorão e Roberto Müller Filho em livros

A Imprensa Oficial do Estado está lançando três livros da Coleção Imprensa em Pauta, sobre profissionais com características únicas e vital importância para o jornalismo brasileiro:

O carioca Paulo Francis (1930-1997), recentemente retratado em documentário dirigido por Nelson Hoineff, é o foco de “Paulo Francis – Polemista Profissional”, de Eduardo Nogueira. Um dos mais influentes e polêmicos jornalistas brasileiros de todos os tempos, Francis foi um dos fundadores do Pasquim, em 1969, e mais tarde colaborou com os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, além de fazer comentários na TV Globo e participar do programa Manhattan Connection. O final do livro traz um ensaio fotográfico de Francis, produzido por Bob Wolfenson na década de 1990, e a quarta capa tem assinatura de Ruy Castro.

“Tinhorão, O Legendário”, de Elizabeth Lorenzotti, retrata José Ramos Tinhorão e seus artigos pioneiros sobre música e cultura popular. Carioca que há muitos anos adotou São Paulo para viver, abandonou o jornalismo em 1980, para dedicar-se a pesquisas sobre cultura. Ele demonstrou, por exemplo, que o samba nasceu no Rio e não na Bahia; e que a modinha nasceu no Brasil como dança, e só depois chegou a Portugal como canção. Além de um perfil biográfico de Tinhorão, o livro trata dos bastidores da imprensa carioca dos anos 1950 e 1960, incluindo suas ferrenhas críticas à bossa nova.

“Roberto Müller Filho – Intuição, Política e Jornalismo”, de Maria Helena Tacchinardi, retrata o criador do modelo que deu credibilidade e prestígio à Gazeta Mercantil, nos anos 1970, quando Müller Filho transformou o jornal em uma das publicações mais importantes do país – referência nas áreas de economia, negócios, política e diplomacia, e infelizmente fechado em 2009, após longa decadência. Escrito com base em depoimentos concedidos por Müller, o livro é um reencontro com quase cinco décadas da história do Brasil.

Quando: quarta-feira (28 de abril), a partir das 18h30.
Onde: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915.

PEÇA 'POR QUE A CRIANÇA COZINHA NA POLENTA'

A peça Por que a criança cozinha na polenta, tem apresentação única nesta terça-feira, no Espaço Parlapatões.

A montagem da Cia. Mungunzá de Teatro é adaptação do texto da romena Aglaja Veteranyi, com direção de Nelson Baskerville. Conta a história de uma família de artistas circenses que fogem da ditadura na Romênia e embarcam para a Europa Ocidental, tudo sob o ponto de vista da filha adolescente. Indicado para adultos, o espetáculo traz alguns temas polêmicos, como alcoolismo, abuso sexual e a violência. Em 2009, o espetáculo ganhou 24 prêmios e participou de diversos festivais.

Quando: terça-feira (27), às 21 horas.
Onde: Espaço Parlapatões - Praça Roosevelt, 158 - Centro
Informações pelo telefone: (11) 3258-4449

Foto: divulgação

Milton Nascimento e Carlinhos Brown no Dia do Trabalho

Um dos eventos programados para 1º de Maio – Dia do Trabalho – é um dia de shows promovidos pela CUT pela primeira vez no Memorial da América Latina, na capital paulista.

A promessa da organização é de um evento diferente, sob o tema “Todos unidos pela integração regional, trabalho decente, contra o neoliberalismo e xenofobia”, procurando resgatar a origem da data, em um ato inter-religioso e a integração de 20 países da América Latina, com exposição de fotos, feira gastronômica com comidas típicas de 11 países latinos e mostra de artesanato.

Para os shows, que começam ao meio-dia, estão confirmadas as presenças de Milton Nascimento, Carlinhos Brown, grupo Raíces de America e do cantor cubano Fernando Ferrer.

Onde: Memorial da América Latina – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Quando: sábado (1º de maio), a partir do meio-dia.

ENTRADA FRANCA

2 comentários:

pituco disse...

laila,queridona...

que agito por aí,não é verdade?...roteiro pra lá de bacanudo...foste ao show no ibirapuera?

bacci mille
namaste

Laila Guilherme disse...

Fui ver Edu Lobo,foi o máximo! Depois eu conto...