sexta-feira, 14 de maio de 2010

Na Virada Cultural 2010, shows, teatro de rua, gastronomia, cinema...

Confesso que ainda não parei para analisar que eventos da Virada Cultural deste fim de semana vou prestigiar. Como já mencionei em outro post, são tantas e tão variadas as opções... Mas, aqui, indico mais algumas. Observe que várias delas incluem a gastronomia.

O grupo teatral Lume, de Campinas, marca presença na Virada Cultural, com atrações também nas ruas de São Paulo:

ESPETÁCULO ‘Café com Queijo’

Quando: sábado (15), às 17 horas
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Telefone: (11) 3221-5558
ENTRADA FRANCA (por conta da grande procura por lugares, recomenda-se ligar antes de se dirigir ao local)

Eu já vi esse espetáculo e é, literalmente, uma delícia! A apresentação faz parte do Boca do Céu – V Encontro Internacional de Contadores de Histórias, que começou dia 10 na Oficina Cultural Oswald Andrade e termina domingo (16). Veja mais aqui.

CORTEJO ‘Abrindo Alas para a História’

Onde: Saída do SESC-Pinheiros (Rua Paes Leme, 195)
Quando: sábado (15) às 20h30
ENTRADA FRANCA

ESPETÁCULO ‘Parada de Rua’

Onde: Saída do SESC-Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822)
Quando: domingo (16), ao meio-dia
ENTRADA FRANCA


LÍNGUA DE TRAPO

Participante de todas as Viradas, o Língua de Trapo faz apresentação gratuita.

Onde: CEU PARQUE ANHANGUERA – Rua Pedro José de Lima, s/n – Altura do Km. 23,5 da Via Anhanguera
Quando: domingo (16), às 17 horas
ENTRADA FRANCA!

AULA-SHOW SOBRE LETRAS DA MPB

Para quem gosta de música brasileira e prefere uma programação mais light, tem até aula-show sobre Letras da MPB. Será domingo (16), às 15 horas, na Casa das Rosas. Veja:


'QUANTOS PASTEL??'

Na terra do pastel, os organizadores da Virada Cultural resolveram este ano brindar o paulistano – e os tantos “estrangeiros” que vêm prestigiar o evento – com os melhores pastéis, em dez barracas distribuídas em locais estratégicos, e que funcionarão madrugada adentro. Não serão quaisquer pasteleiros, mas sim os finalistas do concurso realizado no ano passado na Praça Charles Miller.

FILMES NA VIRADA GASTRONÔMICA

E por falar em comida, o Cine Belas Artes preparou uma programação de dar água na boca: a Virada Cinegastronômica, que começa às 23h30 de sábado e vai até o dia raiar no domingo. Serão exibidos os filmes Doce de Coco; Índia, o Amor e Outras Delícias; Julie & Julia; Tá Chovendo Hambúrguer; O Sabor da Melancia; e Amores Expressos. Nos intervalos, serão servidos pratos inspirados em cada um dos filmes.

Onde: Cine Belas Artes – Rua da Consolação, 2.423
Quando: sábado (15), a partir das 23h30, até o sol raiar no domingo.


Foto de 1971 (blog Salas de Cinema) 

CINE BELAS ARTES, DE NOVO, NA BERLINDA

E por falar em Cine Belas Artes, o sinal vermelho se acendeu por ali de novo. Eleito várias vezes com a melhor programação de cinema em São Paulo, desde março o Belas Artes está sem patrocínio (desde 2004, havia mudado seu nome para HSBC Belas Artes), e procura sem sucesso (por enquanto) outra empresa para conseguir manter-se. A administração do cinema, dividida entre a Pandora Filmes, de Andre Sturm, e a O2, de Fernando Meirelles, já avisou que não conseguirá manter os custos sem um patrocínio.

Conheço e frequento o Cine Belas Artes desde os anos 70. Sempre teve programação variada e de altíssima qualidade. Nasceu em 1967, após reforma do antigo Cine Trianon e – novidade para a época – já contava com três salas de projeção. Lá havia até uma galeria para exposições e um estande para venda de livros e discos.

Em 1980, após nova reforma, passou a contar com seis salas: Heitor Villa-Lobos, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mário de Andrade e Carmen Miranda. Nos início dos anos 2000, quando a distribuidora francesa Gaumont deixou o Brasil, o fechamento era iminente. O próprio Sturm procurou o proprietário com uma proposta, já que sempre sonhara ter o próprio cinema, e em 2003 a Pandora assumiu o ponto, ganhando a sociedade da O2 meses depois.

AMIGOS CINÉFILOS: VAMOS TORCER PELO BELAS ARTES E, QUEM SABE, INDICAR POSSÍVEIS PATROCINADORES!

Espetáculo 'Curra - Temperos sobre Medeia' (divulgação) 

CURRA – TEMPEROS SOBRE MEDEIA

Outro grupo campineiro de teatro, a Cia. São Jorge de Variedades, indica o espetáculo Curra – Temperos Sobre Medeia, encenado pelos Contadores de Mentira, grupo de Suzano. E com ele também ficamos na gastronomia, já que é uma confraternização ritualística, fruto de pesquisas das culturas orientais e africanas, que têm como fontes o corpo e suas energias. O mito de Medeia é o eixo central, recortado em estruturas de dança, canto, rituais, comida e emoções sensoriais. No espetáculo é servido um banquete e o público é convidado a experimentações gustativas pelo paladar e olfato. Além disso, traz experiências de corpo em transe e o conceito de jogo.

Onde: Sede da Cia. do Feijão – Rua Teodoro Baima, 68 – Centro
Quando: sábados (dias 15, 22 e 29), às 21 horas.
Quanto: R$ 15, com meia-entrada para estudantes, idosos, classe artística, amigos e etc.

E a produção avisa que, quem não tiver dinheiro também entra, mas eu recomendo: sempre é bom colaborar para as companhias teatrais alternativas...

2 comentários:

Laura Fuentes disse...

Você se jogou na balada, flor? Desta vez passei longe!duc

Laila Guilherme disse...

Não fui em nada, Laurinha, só dei as dicas...