segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Boris Kossoy reúne fotos de pesquisa em livro

Historiador, professor e crítico, o paulistano Boris Kossoy tem também seu lado fotógrafo, iniciado aos 13 anos. Com vários livros publicados em trabalho reconhecido como pesquisador, agora um pouco dos mais de 50 anos de sua obra fotográfica está reunido no livro “Boris Kossoy – Fotógrafo”, que acaba de ser lançado em parceria pela editora Cosac Naify, Imprensa Oficial e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O livro contém fotos feitas de 1955 a 2008 e, de forma aleatória, constrói um discurso que acompanha o pensar imaginário de Kossoy, que inclui imagens fantásticas – que ele não gosta de definir como surrealistas – que revelam a construção de um olhar diferenciado.

A maioria das fotos é em P&B – apenas nove são coloridas, e de maneira bastante discreta. São obras para provocar o espectador e feitas muito antes de toda essa discussão da atualidade sobre construção/produção de imagens. Foi para entender como decodificar e entender uma imagem que ele passou às letras. Como ele mesmo afirma no prefácio do livro, um não existiria sem o outro: a teoria que o ajuda na prática e o fazer fotográfico que o auxilia a resolver dúvidas teóricas. Tudo bem fundamentado por textos de profissionais como Jorge Coli e entrevistas com Augusto Massi, Julia Bussius e Paulo César Boni.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Serviço:

Livro “Boris Kossoy – Fotógrafo”

Autor: Boris Kossoy

Editores: Cosac Naify, Imprensa Oficial e Pinacoteca do Estado

216 páginas – R$ 69

Nenhum comentário: