sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Projeto Portal de ficção científica lança 6ª edição

Amigos a gente divulga não só pela amizade, mas pelo talento e qualidade de seus trabalhos. O conto “Aspieville”, de minha amiga Laura Fuentes, está na nova edição do Projeto Portal – uma revista de contos de ficção científica publicada semestralmente em sistema de cooperativa. A pequena tiragem – duzentos exemplares de cada número – é paga pelos participantes e os exemplares são divididos entre eles.

No total, são seis números (de papel e tinta, em formato livro). Cada um homenageia uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit (que está sendo lançado). A maior parte do conteúdo era sci-fi e nada tinha a ver com a obra que dava título a suas publicações, exceto pela própria temática de ficção científica. Também foram aceitos contos com influências de horror e fantasia.

O objetivo do Projeto Portal é ter uma publicação de altíssima qualidade literária, ou seja, foi planejada para a intelligentsia, de maneira a se transformar em marco na ficção científica nacional e na literatura em geral.

Conheça as obras homenageadas nos portais:

1. Solaris, romance de 1961 escrito pelo polonês Stanisław Lem. Teve três versões para o cinema (68,72,02);
2. Neuromancer, romance de William Gibson, precursor do movimento cyberpunk e influência fortíssima para a saga Matrix.
3. Stalker, filme de 1979 do russo Andrei Tarkovsky, uma adaptação do romance dos irmãos Strugatsky.
4. Fundação, saga de sete romances escrita pelo russo Isaac Asimov.
5. 2001, filme americano de 1968 feito por Stanley Kubrick, baseado no conto “A Sentinela”, de Arthur C. Clarke.
6. Fahrenheit, romance de 1953 do americano Ray Bradbury. Virou filme de Truffaut em 1966 e tem outra versão rolando na mão de Mel Gibson, Brad Pitt, Tom Cruise e Tom Hanks (mas nada até agora).

Idealização: Nelson de Oliveira
Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg
Impressão: LGE Editora

O Projeto Portal se destina ao pequeno grupo de aficionados mais refinados. Seu lema é: poucos exemplares para poucos leitores exemplares. Por isso, os números da revista não são vendidos; eles são distribuídos entre os melhores leitores do país.

Os melhores contos publicados na revista serão reunidos em uma antologia a ser lançada por uma editora comercial ainda este ano.

A sexta edição do projeto, o Portal Fahrenheit, será lançada em evento que conta com stand-up comedy, leituras dramáticas e sorteio de exemplares. Será neste sábado, 12 de fevereiro, no Espaço de Convivência da Biblioteca Viriato Correa, na Vila Mariana.

4 comentários:

ROBERTO JR disse...

LAILA:
Não conhecia o PROJETO. Grande dica! Sou 'tarado' por ficção científica (literatura e cinema). Não poderei estar nesse lançamento (fiquei sabendo muito em cima) mas passarei a acompanhar o PROJETO PORTAL.
Obrigado e beijos.
JR

Laura Fuentes disse...

Laila, obrigadão pela divulgação.
Leitores de Laila, apareçam amanhã. Será divertido.

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Muito oportuna a retomada das obras aludidas nos títulos dos Postais.Valeu, Laila; grato em nome do Projeto.

Laila Guilherme disse...

Tenho o livro em mãos, já estou lendo alguns contos e adorando. Não pude ir ao evento, mas pelo tanto de fãs de ficção científica, deve ter sido um sucesso!!