terça-feira, 16 de agosto de 2011

CINEMA DA VELA - é hoje!

É HOJE o projeto Cinema da Vela. Com livre inspiração nas noites do samba paulista – o samba da vela –, a ideia é iluminar a sétima arte com uma reflexão que seguirá até a luz da vela se apagar. Como a luz que dá vida ao filme, a chama da vela aquecerá as conversas sobre os rumos do cinema nacional, que serão realizadas com profissionais da área e a mediação do jornalista Cunha Júnior.

Tema: Direção de Cinema. Com Jeferson De e Ricardo Elias

Cunha Jr. (mediador) – Começou como jornalista nos anos 80 em emissoras do Rio Grande do Sul. Em 1990, entrou na TV Cultura fazendo reportagens para diversos programas da casa, como Revistinha, Vitrine e Roda Viva, além de uma coluna cultural semanal para o Jornal da Cultura (em 2000). Durante 20 anos esteve à frente do Metrópolis e hoje faz mediações em feiras literárias e apresenta premiações, como o Prêmio Jabuti e o Festival Sesc Melhores Filmes.

Convidados

Jeferson De – Cineasta paulista nascido em 1969 e formado em cinema pela ECA/USP, é militante da causa negra no cinema brasileiro. Em 2005, lançou o manifesto Dogma Feijoada. Dirigiu quatro curtas-metragens, trabalhou também como editor e finalizador em produções para a TV de canais como MTV e SBT. Sua estreia em longas-metragens foi em 2010 com o filme Bróder, cujo roteiro foi selecionado para o VI Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance. O filme recebeu o Prêmio da Crítica de melhor longa-metragem, além dos prêmios de melhor direção de arte, de som e fotografia no Festival de Paulínia de 2010.

Ricardo Elias – Diretor de documentários e curtas-metragens que estreou em longa com o premiado De passagem (2003), vencedor dos prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, ator coadjuvante e do prêmio da crítica no Festival de Gramado. Paulista de 1968, formou-se em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Dirigiu programas para diversos canais de televisão, como TV Globo, TV Cultura, TV Escola e Canal Futura. Seu segundo longa, Os 12 trabalhos (2006), ganhou o terceiro prêmio Coral no Festival de Havana e o prêmio de melhor ator, para Sidney Santiago, no Festival do Rio.

Onde: CineSESC – Rua Augusta, 2075
Quando: hoje (16/8), às 19h30
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: