sábado, 27 de março de 2010

Livros, exposição, shows... tudo neste fim de semana

Estou em dívida com meus leitores, deveria ter passado antes estas dicas, que agora viraram de última hora...

Tenho trabalhado bastante, e no tempo livro tenho ido ver shows e filmes, e prometo para amanhã um post a respeito. Não tenho ido a exposições, mas aqui passo dicas de uma delas, e de um lançamento triplo de livros históricos interessantíssimos.

TRÊS LIVROS DA IMPRENSA OFICIAL NA PINACOTECA DO ESTADO

As obras se destacam pela temática diversificada e rica iconografia, todas contando, cada qual em seu estilo, um pouco da história do Estado de São Paulo: “Raízes: Árvores na paisagem do Estado de São Paulo”; “1924 – O Diário da Revolução: os 23 dias que abalaram São Paulo”; e “Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo – do Século XIX aos anos 1940”.

“Raízes...” tem 60 fotografias de espécies arbóreas clicadas por Valdir Cruz em 30 cidades paulistas; “1924...” traz fotos históricas e um relato preciso do autor, Duarte Pacheco Pereira, sobre os 23 dias de combates entre jovens oficiais rebelados na capital paulista e tropas federais; e “Arte Brasileira...”, organizado por Taisa Palhares, mostra alguns dos principais trabalhos da instituição sob o olhar de especialistas.

Quando: hoje (sábado, 27), às 11 horas.
Onde: Pinacoteca do Estado – Pça da Luz, 2.
DICA: aproveite para ver as exposições, dentre elas a inauguração da mostra de 30 fotografias da obra de Valdir Cruz.
Quanto: hoje é de graça!

Divulgação

MAUREEN BISILLIAT NA FIESP

Continua, no Espaço Cultural Fiesp, a exposição “Maureen Bisilliat: Fotografias”. A mostra revela tanto a fotógrafa como a editora de imagens e textos, Maureen Bisilliat – muito ativa aos 79 anos. Seus ensaios fotográficos mais conhecidos – o universo de Guimarães Rosa, sobre os índios do Xingu – realizado em estreita colaboração com os irmãos Villas-Boas –; os sertões de Euclides; as caranguejeiras – equivalência fotográfica do poema de João Cabral de Melo Neto –, bem como outros temas, tratam sempre de temas significativos. Alguns deles estão nesta mostra, além da projeção de Xingu/Terra, documentário feito na década de 1980 por Maureen Bisilliat e Lúcio Kodato, rodado na aldeia mehinaku, no Alto do Xingu.

Quando: até 4 de julho, de terça a sábado, das 10 às 20 horas; domingos, das 10 às 19 horas; segundas, das 11 às 20 horas.
Quanto: ENTRADA FRANCA
Onde: Fiesp – Avenida Paulista, 1.313 – Telefone: (11) 3146-7405.

MÚSICA LIGEIRA - FILME E POCKET-SHOW

Como parte do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical, o filme Música Ligeira, dirigido por Teixeira em 2006, conta a história do grupo Música Ligeira, desde o começo da carreira até o último show, no Sesc Pompeia. Produzido por Fernando Meirelles, traz depoimentos de fãs, como o próprio produtor, além de Caetano Veloso, Zuza Homem de Mello, Washington Olivetto e Maurício Kubrusly, entre outros.

A apresentação do documentário será seguida de pocket-show com Mário Manga e Fábio Tagliaferri, ex-integrantes do Música Ligeira, ao lado de Danilo Moraes e das cantoras Márcia Lopes e Laura Lavieri, que revisitam o repertório do grupo.

Quando: hoje, às 19h30.
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158 – Telefone: (11) 2117-4777
Quanto: GRÁTIS - distribuição de ingressos uma hora antes

JAZZ SINFÔNICA & ALDO LÓPEZ-GAVILÁN

Sob a regência impecável de João Maurício Galindo, a Jazz Sinfônica se apresenta neste fim de semana tendo como convidado o jovem Aldo López-Gavilán, que traz ao piano sua sonoridade caribenha. O concerto autoral desenha a trajetória rica e consistente desse artista que, com apenas 30 anos, conta com cinco álbuns gravados, ao vivo e em estúdio, e incontáveis aparições em sua Havana natal e em todo o mundo. Além das composições para piano, orquestra e trilhas sonoras para cinema, Aldo também desenvolve seu trabalho no campo da experimentação, e atualmente se dedica à preparação de seu primeiro DVD, Más Allá Del Ocaso.

Quando: hoje, às 21 horas
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Onde: Auditório Ibirapuera – portão 3 do Parque do Ibirapuera
Informações: (11) 3629-1075

SOLISTAS DISSONANTES, NO SESC PINHEIROS

O lançamento do livro já foi, mas os shows são neste fim de semana - verei os de hoje e amanhã. Confira no folder e ligue antes, para saber se ainda há ingressos.

Nenhum comentário: