segunda-feira, 1 de março de 2010

Show e homenagem ao samba de altíssima qualidade


Não sou fã de samba de primeiras fileiras, mas de samba bom eu gosto! Há uns três anos fui a um show de Dona Ivone Lara – já idosa, mas cantando bem seu repertório, com belo vozeirão – no Sesc Ipiranga, que tinha como convidadas Fabiana Cozza e Dona Inah, duas sambistas paulistas – uma veterana e outra jovem – e que ali eu via pela primeira vez. Gostei e virei fã. Sempre que posso, vejo Fabiana, e ontem vi Dona Inah pela segunda vez.


Coincidentemente, as duas estavam juntas, e com um convidado superespecial: Nelson Sargento, que emocionou o público ao entrar, superelegante e cantando suas belas canções. Ele contou que estava conhecendo ali “a moça, com seu vozeirão”. Ao final, os três cantariam juntos... No repertório (que pode ser conferido na imagem acima), músicas conhecidas que não se ouvem mais, como Conto de Areia e Canto das Três Raças, que foram grandes sucessos na voz de Clara Nunes. Não faltou Eduardo Gudin, sozinho (Praça 14 Bis) e em parceria com Paulo César Pinheiro (Olha quem chega). Até uma parceria de Francis Hime e Chico Buarque (Embarcação) esteve presente. FOI O MÁXIMO, e aqueceu o domingão frio e chuvoso, que lotou o Sesc Santana!



Samba carioca perde a elegância de Walter Alfaiate

Soube ontem da morte do grande compositor Walter Alfaiate, ocorrida no sábado (27 de fevereiro), aos 79 anos. Até achei que no show de Dona Inah haveria alguma referência a ele... O apelido vinha de sua verdadeira profissão, dividida com a música a partir dos anos 60, quando participou de shows no Teatro Opinião e na boate Bolero. Autor de mais de duzentos sambas, teve canções gravadas por Paulinho da Viola e João Nogueira nos anos 70, e foi redescoberto pela mídia nos anos 90. Walter Alfaiate fazia parte da Ala de Compositores da Portela, e entre seus sambas mais conhecidos estão Coração Oprimido e A.M.O.R.

No ano passado, ele foi homenageado no documentário “Walter Alfaiate – A Elegância do Samba”, que ainda não consegui ver. Teve carreira curta nos cinemas, apenas em circuitos especiais, e aguardo que seja incluído na programação do Canal Brasil, que costuma dedicar grande espaço a nossos artistas. Com duração de uma hora, o filme, dirigido por Vital Filho, Emiliano Leal, Paulo Roscio, Rommel Prata e Vitor Fraga, mostra a vida de Alfaiate em seu bairro de nascimento, Botafogo, a partir de imagens dele e de depoimentos de Sérgio Cabral, Regina Casé, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Cristina Buarque, Zeca Pagodinho, Nei Lopes e Aldir Blanc.

Fontes: UOL e Blog Acordes, de Toninho Spessoto.


O flautista Toninho Carrasqueira estreia nesta quarta (3 de março) o programa “Magia da Flauta”, na Cultura FM.

Trata-se de uma nova série dedicada à flauta, que tem como idealizador e apresentador o flautista Toninho Carrasqueira, um dos grandes expoentes do instrumento no Brasil. Essa é a temática central: a flauta como instrumento de culturas diversificadas e de linguagens sonoras ancestrais, inclusive no Brasil. A história dos instrumentos de sopro é bem antiga. As flautas sofreram transformações ao longo dos séculos, cada uma assistida e adaptada pela sociedade que decodificaria seus sons.

Quando: toda quarta, a partir das 20 horas.
Onde: Cultura FM – 103.3 MHz

Nenhum comentário: