sábado, 25 de setembro de 2010

Cine Gemini fecha suas portas

Paulo Libert/AE
Gemini: último fim de semana de atividades
Depois de 35 anos de atividades – ultimamente bastante precárias – as duas salas do cine Gemini fecham suas portas e fazem sua última sessão neste domingo.

Instalado numa galeria da avenida Paulista – esquina da Alameda Joaquim Eugênio de Lima, prédio conhecido por instalar a Rádio Jovem Pan –, o cinema está entre os mais tradicionais da cidade; não só a administração não explicou o motivo do fechamento como os funcionários disseram não terem sido avisados sobre o fim das exibições.

Em comunicado enviado às redações de jornais esta semana, a assessoria de imprensa se limitou a informar a programação do fim de semana, cuja última sessão será a do filme Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca, às 21h40.

Eu frequentei muito o cinema ultimamente. Desde 2005, quando completou 30 anos, eles mantinham promoções de segundo ingresso mais barato, além de agraciar os espectadores com docinhos da bombonière. Desde aquela época, era o “fim de carreira” de filmes que haviam passado em circuito maior.

Se possível aproveite para ver Mary & Max (sessões 17h40 e 21h40), um lindo desenho animado adulto que vi há meses no Belas Artes, e que trata da emoção de relacionamentos à distância antes da internet. Veja outros filmes em cartaz no site Cineclick.

Inauguração – Quando eu tinha 15 anos, fui com minha irmã assistir à deliciosa comédia com dois grandes atores que haviam trabalhado muitas vezes em dupla – e fizeram outras posteriormente – Jack Lemmon e Walter Matthau, A Primeira Página.

O cinema andava bem caído e estava difícil mantê-lo – com uma equipe tão pequena, porém atenciosa – no formato e dimensões de antigos cinemões, com mais de 300 lugares. Ao lado do Belas Artes – que também corre o risco de fechar, já que está sem patrocinador – era um dos últimos cinemas de rua da região, depois do fechamento do Top Cine. Em maio, após dez anos de funcionamento na Lapa, o Cine Lilian Lemmertz fez sua última sessão com apenas 11 espectadores.

Telefone cine Gemini: (11) 3289-3566
Localização: Avenida Paulista, 807 – esquina da Alameda Joaquim Eugênio de Lima, conhecida pelos paulistanos como “prainha”.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo e experiências pessoais.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma grande perda para os cinéfilos, principalmente os com menos dinheiro que acabam não vendo os filmes no circuito normal. Será que pelo menos pretendem reformar, fazendo, por exemplo, salas menores? se bem que o ponto é ótimo e com a grande alta imobiliária, não devem faltar interessados no espaço.