sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Mostra de Cinema sob o meu ponto de vista

A dica vai um pouco atrasada, mas ainda vale. Afinal, a 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está começando hoje, mas você tem duas semanas (até 4 de novembro) para ver alguns entre os mais de 400 títulos dos mais variados países e cinematografias.

Há quem faça disputas de quantidades que assiste, mas não é meu caso – já que odeio maratonas e nem faço questão de ser a primeira a ver tal ou qual produção.

O que vi de interessante no site da Mostra é que há sessões diárias para qualquer horário a partir do meio-dia, já que são mais de 20 espaços de exibição, entre cinemas, museus e centros culturais, incluindo salas de shoppings e região central. Isso facilita uma prática que, sempre que posso, faço: em vez de correr atrás dos mais divulgados pela imprensa, arrisco passar numa das salas de exibição (de preferência sem filas) e em geral dou sorte, pois já encontrei pequenas pérolas que nunca mais foram exibidas e muitas vezes nem saem em DVD.

Por isso, não indico nada por aqui. Apenas comento que o filme escolhido para a abertura – O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, coproduzido pela Mostra – terá outras exibições. E que, como destaques da programação, há o lançamento do mais novo filme de Woody Allen – Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, com Antonio Banderas –, e que certamente passará em grande circuito muito em breve. Há também exposições de fotos de Wim Wenders e de storyboards originais de Akira Kurosawa, entre outras atrações.

Mostra Online – Pros cinéfilos que preferem ficar em casa, não podem sair ou moram longe, a Mostra realiza pela segunda vez a Mubi, a maior plataforma de filmes na internet. São 68 filmes da seleção que terão também sessões (gratuitas) na internet. A exibição dos filmes é previamente autorizada pelos produtores – e o legal é que os estrangeiros são todos legendados. E, como em qualquer sala de cinema, há um limite de acessos (em streaming, sem a necessidade de download) para cada filme.
Veja mais em http://mubi.com/festivals/sao-paulo

No mais, faça desse programa uma divertida aventura, sem tratá-la como uma saga desumana.
Confira tudo sobre a Mostra no site http://br.mostra.org/ e BONS FILMES!

Nenhum comentário: