sexta-feira, 1 de outubro de 2010

XIII Festival de Música Sacra

Catedral Evangélica fica na Rua Nestor Pestana, centro de São Paulo
Uma ótima dica para os apreciadores de canto coral. Este mês, a cidade de São Paulo será palco, mais uma vez, do mais tradicional evento de corais, o XIII Festival de Música Sacra, promovido pelo Núcleo de Concertos da Catedral Evangélica de São Paulo, em conjunto com a Fundação Francisca Franco.

Serão cinco apresentações, sempre aos domingos a partir das 20 horas, com entrada franca nas 17 performances que trazem um verdadeiro painel da música sacra, com corais, grupos vocais e orquestras, que vão mostrar seu trabalho acompanhados por um dos maiores órgãos de tubos da cidade.

As novidades deste ano incluem palestras com especialistas em Música Sacra, realizadas nos dias das apresentações, às 19h00, no prédio ao lado da Catedral, também gratuitas e abertas ao público em geral.

Tradição – O Festival de Música Sacra foi criado pelo organista Nelson Rodrigues da Silva em 1995, com o apoio dos regentes Abel Rocha e Naomi Munakata. Ao longo dos anos, consolidou seu perfil estritamente cultural, sem vínculo religioso, “com o objetivo de valorizar essa importante manifestação artística e difundir essa que talvez seja a forma mais simples e democrática de pôr em prática a vocação musical”, afirma o maestro e coordenador do evento, Carlos Eduardo Vieira.

Focado no rico e variado repertório sacro, o evento abre aos grupos de São Paulo e região a oportunidade de mostrar sua performance, além de contribuir sensivelmente para a troca de experiências e divulgação de repertório.

Programação (sempre aos domingos, às 20 horas):

Dia 3: Madrigal SoArte e Orquestra de Câmara SoArte; Coro Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; Coral UATU; e Coro Misto da Catedral Evangélica de São Paulo

Dia 10: Octeto Santa Voz; Coro Vox Anima; e Coral Jovem do Estado de São Paulo

Dia 17: Coral Martin Luther; Coralusp - Grupo Jupará; Voz Ativa Madrigal

Dia 24: Coral de Bach; Corais Canticorum Jubilum e Vox Aeterna & Orquestra de Cordas Laetare; Madrigal Vivace; e Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí

Dia 31: Coral Cultura Inglesa de São Paulo; Camerata Anima Antiqua; e Coro Luther King e Orquestra Officina Barocca

PALESTRAS (19 horas, sala 82):

Dia 10: Uma Introdução à História da Polifonia Coral - Mo. Vítor Gabriel

Dia 17: Música Sacra na Cena Coral Brasileira - Ma. Dorotéa Kerr

Dia 24: Negro Spirituals no Repertório Coral - Mo. Joaquim Paulo do Espírito Santo

Dia 31: Textos Litúrgicos e sua Aplicação no Repertório Coral - Mo. Roberto Rodrigues

Para as palestras, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail fms2010@festivaldemusicasacra.com.br.

Serviço:

XIII Festival de Música Sacra

Datas: 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro, às 20 horas
Local: Catedral Evangélica de São Paulo – Rua Nestor Pestana, 152 – Consolação
Informações: (11) 3138-1608, ou no site do Festival de Música Sacra.

Nenhum comentário: