sábado, 5 de junho de 2010

Documentário ‘Elevado 3.5’ retrata o famoso ‘Minhocão’


Em tempos de mais uma proposta de demolição do polêmico Elevado Costa e Silva – o popular “Minhocão” – e no Dia Mundial do Meio Ambiente, nada melhor do que mencionar a estreia do documentário Elevado 3.5. Vencedor do festival É Tudo Verdade 2007, chega agora às salas de cinema, em época bastante oportuna.

Em 1969, o elevado era anunciado pelo então prefeito da capital paulista, Paulo Maluf, como “A nova solução de sistema rodoviário da cidade”. Todos os dias, milhares de automóveis circulam por seus 3,5 quilômetros, no “monumento” que privilegia o transporte individual, tendo aliviado o trânsito e se transformado na principal ligação entre as zonas oeste e leste.

Há um mês, o atual prefeito, Gilberto Kassab, decretou sua demolição em no máximo 15 anos. Esta não foi a primeira ideia, já que a construção é acusada de ter contribuído em grande parte para a deterioração da região central da cidade, e dos antigos bairros chiques de Campos Elísios e Santa Cecília, e há décadas tem recebido projetos alternativos a ele.

O Elevado já foi cenário de filmes, comerciais e desfiles, mas pela primeira vez é retratado como personagem principal. Muitas cenas foram feitas antes da entrada em vigor do projeto Cidade Limpa, que tirou todos os outdoors do entorno. A equipe de diretores e produtores não só filmou ali, como também o usou para exibir o filme no último domingo. Uma estrutura com tela, 500 cadeiras, sistema de som e projetor de cinema foi montada no viaduto. A surpresa foi que surgiram 2 mil espectadores. Transeuntes subiram o Elevado e moradores dos prédios vizinhos pararam para ver o filme, munidos até mesmo de tigelas de pipoca.

Nenhum dos diretores do filme – Maíra Bühler, João Sodré, Paulo Pastorelo – é cineasta de formação. Ela é antropóloga. Eles, arquitetos. “Nosso histórico contribuiu para que a filmagem fosse calcada em uma pesquisa muito bem embasada. Além de termos convivido com o local – tínhamos um escritório na Santa Cecília –, nosso olhar se voltou sempre para o fator humano, e não somente para o caráter arquitetônico da questão”, comenta Sodré.

Pessoas “comuns” de várias origens e moradores de prédios vizinhos ganham voz e rosto em Elevado 3.5. Elas dividem seu dia a dia e humanizam o Elevado de diferentes formas. Houve até quem declarasse sentir falta do barulho de buzinas e motores nos horários em que permanece fechado (à noite, domingos e feriados).

Elevado 3.5 está em exibição exclusiva no Espaço Unibanco de Cinema, na Rua Augusta, 1.475.



CELSO SIM E ARTHUR NESTROVSKI

Lançamento dos CDs “Pra que Chorar” e “Chico Violão”. Celso Sim e Arthur Nestrovski desenvolvem, há alguns anos, uma parceria musical que passa pela composição de trilhas e canções para espetáculos de dança e teatro, além de desenvolver trabalho conjunto com Zé Miguel Wisnik. Em “Pra que chorar”, Celso Sim apresenta 16 músicas, com influências que vão de Dorival Caymmi, Cartola e Ismael Silva a Robert Schumann e Franz Schubert. Arthur Nestrovski mostra, em “Chico Violão”, 15 músicas de Chico Buarque, em arranjos para violão solo. O repertório dos dois álbuns compõe esta apresentação.

Onde: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93
Quando: só hoje (5), às 21 horas.
Quanto: R$ 4 a R$ 16

Nenhum comentário: