quinta-feira, 17 de junho de 2010

Polanski na Cinemateca e CCSP


Em homenagem à trajetória de Roman Polanski como cineasta e ator, a Cinemateca Brasileira, a Sociedade Amigos da Cinemateca e a Urszula Groska Produções, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e com apoio cultural do Museu Cinematográfico de Lódź, do Instituto de Cinema Polonês e do Consulado-Geral da República da Polônia, apresentam a exposição “Roman Polanski. Ator. Diretor”.

Ocupando o saguão da Sala BNDES da Cinemateca Brasileira até 27 de junho, a exposição recupera toda a trajetória de Roman Polanski por meio de cartazes, fotografias e stills dos filmes que ele dirigiu e nos quais atuou – apresentados em ordem cronológica, começando com os filmes estudantis feitos na Escola Nacional de Estudos Superiores em Cinema, Televisão e Teatro de Lódź, e terminando com as produções mais recentes.

Acompanhada e complementada por uma abrangente mostra de filmes, em cartaz na Cinemateca e no Centro Cultural São Paulo, da qual fazem parte todos os longas-metragens de Roman Polanski como diretor, a exposição dá ao público a oportunidade de conhecer também a carreira de Polanski como ator – iniciada aos 14 anos, quando já aparecia em programas de rádio para crianças e dava seus primeiros passos no palco.

Desde meados dos anos 1950, Polanski atuou em filmes de cineastas poloneses consagrados, como Andrzej Wajda, e também em filmes estudantis dirigidos por ele e por colegas da escola de cinema. Ao longo de toda a carreira como diretor, Polanski continuaria a aparecer como ator em filmes de autoria própria, como A Dança dos Vampiros e Chinatown, e também noutras produções internacionais, como Uma Simples Formalidade, de Giuseppe Tornatore.

Para apresentar ao público esta pouco lembrada faceta do artista, a exposição inclui, além de inúmeras fotografias de Polanski atuando, uma apresentação multimídia com trechos dos diferentes papéis interpretados por ele. Outro destaque da exposição é a coleção de cartazes de filmes dirigidos por Polanski, pertencentes ao acervo do Museu de Fotografia de Lódź. São mais de 50 cartazes de todo mundo, apresentando diferentes versões nacionais para os pôsteres de cada filme, produzidos por artistas como Rosław Szaybo, Wiesław Wałkuski e Jan Lenica.

Já apresentada na Polônia, na Alemanha e na Inglaterra, a exposição tem, em sua versão brasileira, a curadoria de Urszula Groska, a partir da curadoria original de Krystyna Zamyslowska e Piotr Kulesza.

ENTRADA FRANCA

A programação completa está no site da Cinemateca Brasileira.

Mais informações: (11) 3512-6111 (ramal 215),

Nenhum comentário: