quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Livros de música para o Natal

Música é sempre um bom presente. Para o Natal, tenho sugestões além dos óbvios CDs e DVDs. São três livros: um sobre Luiz Gonzaga, outro sobre Adoniran Barbosa, e ainda um sobre as músicas/letras de Paulo César Pinheiro. Confira:
Trem das Onze – A Poética de Adoniran Barbosa
Autor: Celso de Campos Jr.
Editora: Aprazível Edições e Arte
Preço: R$ 130

O livro homenageia o centenário do autor mais paulistano de todos – embora tenha nascido em Valinhos. Além de textos e imagens inéditas, contém um CD com 14 gravações de clássicos do compositor. Juntos, esses elementos compõem um retrato da cidade e dos personagens cantados por Adoniran Barbosa.

Concebido por Leonel Kaz e Nigge Loddi, com apresentação de Antonio Candido, o livro costura dados biográficos e artísticos de Adoniran com a história da cidade que ele tanto cantou. O material fotográfico, todo em preto e branco, foi coletado no acervo da família do sambista e no Instituto Moreira Salles (com fotos de Peter Scheier, Henri Ballot, Alice Brill, Marcel Gautherot, Hildegard Rosenthal e Vicenzo Pastore).
Histórias das Minhas Canções: Paulo César Pinheiro
Autor: Paulo César Pinheiro
Editora: Leya
Preço: a partir de R$ 30

Paulo César Pinheiro tem nada menos de MIL músicas gravadas, dentre mais de DUAS MIL compostas! Letrista de grande sensibilidade e diversidade, sua lista de parceiros vai de Pixinguinha a Lenine, passando por João Nogueira, Baden Powell, Joyce, Tom Jobim e D. Ivone Lara, só para citar alguns.

Em mais de 40 anos de carreira – iniciada profissionalmente com a gravação de “Lapinha” por Elis Regina, em 1968 –, conviveu com grandes nomes da MPB, intérpretes, arranjadores, músicos e poetas. Participou de festivais de música da década de 1960; acompanhou o surgimento da bossa nova, a evolução das escolas de samba, a censura sistemática à música e o esforço para superá-la.

Ele mesmo conta deliciosas histórias sobre suas músicas, numa linguagem informal, como se batesse um papo com o leitor numa mesa de bar.

BOX HISTÓRIAS DE CANÇÕES: Uma dica interessante para presentear é um box que está sendo vendido em sites e livrarias, composto por esse livro, mais dois escritos pelo jornalista Wagner Homem (e que já divulguei aqui): Histórias de Canções: Chico Buarque / Histórias de Canções: Toquinho.
Reprodução
O Rei e o Baião
Autor: Bené Fontelles
Editora: Fundação Athos Bulcão

Li a respeito, mas ainda não encontrei à venda. O livro financiado pelo Ministério da Cultura foi lançado esta semana em Brasília, pelo ministro Juca Ferreira. Tem textos do compositor e cantor baiano Gilberto Gil – que sempre faz questão de ressaltar a influência do Rei do Baião em sua carreira –, da cantora Elba Ramalho e do poeta baiano Antônio Risério, além de outros autores e artistas.

São ensaios em prosa, fotos e xilogravuras, reunidos e coletados pelo artista plástico, poeta, compositor e curador de exposições paraense Bené Fonteles. A parte visual está a cargo do fotógrafo Gustavo Moura e dos xilogravadores João Pedro do Juazeiro, José Lourenço e Francorli & Carmem.

Luiz Gonzaga morreu em 1989, mas continua símbolo da música e do folclore nordestinos. E, claro, do baião, das festas de São João e da sanfona.

Um comentário:

pituco disse...

laila, queridona,

boas festas

paz, saúde e boas dicas sempre

bacci mille