quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Boas-vindas a uma nova década cultural!

Chega fim de ano e junto a época de balanços e promessas. Fim de década, então, tem balanço dos melhores da década que passou. Em sites, jornais e meios de comunicação em geral, fala-se de destaques em política, guerras, crimes, música, cinema, teatro, literatura...

E, com esses balanços, vêm os rótulos. As décadas de 60 e 70 do século passado foram classificadas como revolucionárias, produtivas... A de 80, dizem, foi perdida. E a de 90 também, dizem alguns. Não concordo com esses rótulos. Pra mim, em tudo há bons e maus momentos, e há ciclos.

Não posso deixar de citar o velho chavão: o ano - e a década - voou! Parece que foi outro dia que ia começar o século 21, o medo do tal bug do milênio, que não veio. Agora a espera é pelo fim do mundo em 2012!

Enquanto ele não vem, meu balanço é cultural. Tenho escrito e lido muito mais a trabalho do que por lazer/prazer, e com isso vi menos filmes (entre cinema e TV) do que pretendia: 245, ante os 365 que planejei - um por dia. Na verdade esse número derve aumentar um pouco ainda hoje, quando pretendo ir ver o "novo" do Woody Allen e o filme francês O Concerto. Aliás, esta semana assisti a O Bom Coração, um desses pequenos grandes filmes que surpreendem.

Em compensação, fui a mais shows e espetáculos teatrais do que em outros anos. E este fim de ano foi o mais prolífico em confraternizações: com família, grupos distintos de trabalho e de amigos. Foram pelo menos seis! Sempre é bom encontrar amigos, melhor do que virtualmente, sem dúvida.

Não vou aqui fixar metas para 2011. Mas aos fãs de shows musicais como eu aconselho correr logo no domingo (2) para uma unidade Sesc para garantir ingressos. Eu vou, por exemplo, "atrás" da Fafá de Belém, que há pelo menos vinte anos não vejo ao vivo. Ela estará logo no fim de semana seguinte no Sesc Pinheiros. Embora tenha reservas a algumas escolhas de repertório, sou fã dessa artista, que acompanho desde o início e cuja figura considero uma simpatia!

Para saber dessa e de outras atrações, visite o Portal Sesc e faça dessa instituição - como eu - seu "pai" cultural, já que os preços são sempre bem convidativos e possíveis!

A todos, um GRANDE 2011 CULTURAL! E muita saúde pra acompanhar as melhores atrações.

Nenhum comentário: