terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Toninho Horta - Harmonia compartilhada


Quarenta anos de carreira, quase 30 discos lançados, mais de 50 músicas feitas em sua homenagem, considerado por especialistas um dos cem maiores guitarristas de jazz de todos os tempos, um sem número de fãs e admiradores em todo o mundo: Toninho Horta construiu uma trajetória não apenas vitoriosa; construiu uma obra única, pessoal, sua marca no mundo. Tornou-se referência respeitada internacionalmente mantendo-se fiel à qualidade, tanto em suas próprias criações quanto participando de projetos de outros músicos.

O livro Toninho Horta – Harmonia compartilhada faz parte da Coleção Aplauso, editada pela Imprensa Oficial de S. Paulo. Conta a trajetória do artista desde antes de sua importante participação no Clube da esquina, disco antológico da música brasileira; fala de sua forte atuação no Brasil, faz um extenso périplo por países, da América, Europa e Ásia até chegar a seus trabalhos mais recentes. E fala também de sua formação musical desde a infância, generosa, familiar, aberta à diversidade. Traz também declarações de caráter pessoal, que dão a dimensão humana desse extraordinário profissional da música.

Escrito por Maria Tereza Arruda Campos, o livro pretende não só registrar essa trajetória de sucesso como divulgar a excelência da obra do compositor mineiro. Entre as muitas curiosidades, Toninho conta com humor que, embora já fosse considerado um virtuoso da guitarra, nunca tinha estudado música formalmente. Para corrigir esse “lapso”, matriculou-se na mais famosa escola de música do mundo, a Julliard School, em Nova York, pela qual passaram artistas como Nina Simone, Yo-Yo Ma, Itzhak Perlman e Winton Marsalis, entre outros. “Como vários outros músicos brasileiros, Toninho é menos reconhecido do que merece no Brasil”, afirma a autora.

Ela espera também divulgar os muitos projetos que Toninho acalenta há anos. “Toninho é um homem de projetos, alguns de grande envergadura, como o Livrão da música brasileira, que tinha de ser publicado pelo significado que tem não só para a música de qualidade do nosso país, mas para nossa cultura em geral” – ela afirma.

Sobre a autora – Maria Tereza nasceu em Presidente Prudente, formou-se em Letras no final dos anos 70. Deu aulas por cerca de dez anos, trabalho que dividiu com intensa atividade editorial. Coordenou a coleção Preto no branco, que a Brasiliense publicou nos anos 80 no intuito de falar com o jovem sobre a realidade brasileira por meio da ficção. Atua como curadora de projetos culturais e editora, desenvolvendo projetos editoriais. Tem publicados Lima Barreto, Arte, cultura, literatura (em coautoria), ambos pela Ática; e Sá e Guarabyra: roteiros de viagem, pela Rioarte. Apaixonada por música desde que nasceu, teve a oportunidade de trabalhar brevemente como programadora e autora de roteiros de programas musicais para a Rádio USP.

Livro Toninho Horta - Harmonia Compartilhada

Autora: Maria Tereza Arruda R. Campos
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Coleção Aplauso / Série Música
224 páginas / R$ 30

Lançamento na Livraria da Vila

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo
Data: quarta-feira, 15 de dezembro, a partir das 19 horas

Toninho Horta estará presente para autografar inclusive o novo CD, Harmonia e Vozes.

Nenhum comentário: