terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vi o show Afrossambajazz e amei!!


Capa do CD lançado este ano pela Biscoito Fino

Há algum tempo, o pianista Phillipe Baden Powell - cujo irmão, Marcel, é violonista, como o pai – descobriu nos guardados de Baden muitos escritos e músicas inéditas, inclusive afrossambas, compostos na fase pós-morte de Vinicius de Moraes, seu parceiro nos primeiros da série.

Phillippe sabia que o pai sempre foi aberto a inovações e renovações, e que tinha avalizado o violonista e arranjador Mário Adnet como músico de primeira linha. Foi a ele que recorreu para consolidar o projeto Afrossambajazz, em que músicas novas se misturariam às antigas, ganhando uma roupagem que ia muito além do samba, e remetia ao jazz, ao baião e outros ritmos.

Ambos reuniram uma grande banda, formada por músicos igualmente de primeira linha, entre os quais o saxofonista e flautista Teco Cardoso, a violonista Antonia Adnet e o conhecido percussionista Mestre Marçal, e fizeram alguns shows por capitais.

Domingo, ressentida por não poder ir ao projeto do Teatro Anhembi-Morumbi (Il Grande Soufflet, com sanfoneiros brasileiros e franceses), aqui pertinho, deparei com uma promoção no Portal Sesc para o show do Sesc Pinheiros (sempre fico ligada nas promoções diárias, a partir das 10 da manhã). E ganhei dois ingressos!





Foi com grande prazer que assisti a essa apresentação preciosa e imperdível – maravilhosa, mesmo pra quem não gosta de usar tantos adjetivos num texto.

O espetáculo teve participação especial da cantora Monica Salmaso, que já havia gravado alguns afrossambas em disco com Paulo Belinatti.

Ao final do show, comprei por apenas R$ 25 o CD Afrossambajazz, lançado este ano pela Biscoito Fino, em cujo site é possível inclusive comprar o CD original de Baden, relançado, e faixas em MP3. O disco é bom, mas tem apenas 14 músicas e o show é mais extenso – infelizmente não deram programa, mas devia ter umas 20 músicas. E, claro, nada como assistir ao vivo. Espero que a TV Sesc transmita em breve o projeto, em sua programação. Até lá, ouça o CD na Rádio UOL e curta o vídeo (bem amador) da apresentação da banda com Mônica Salmaso, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: