sábado, 20 de novembro de 2010

Centenário da Revolta da Chibata

Capa do livro João Cândido do Brasil de César Vieira
No dia 22 de novembro de 1910, marinheiros negros se rebelaram contra os castigos a que eram submetidos a bordo de embarcações brasileiras. Liderados por João Cândido Felisberto – o Almirante Negro –, ocuparam por cinco dias vários navios brasileiros na Baía da Guanabara, então Capital Federal. O levante dos marinheiros ficou conhecido como Revolta da Chibata.

Para celebrar o centenário desse acontecimento e os 130 anos de nascimento de João Cândido, O Autor na Praça realiza um evento com várias manifestações artísticas e homenagem à poeta Maria Tereza Moreira de Jesus, falecida recentemente.

PROGRAMAÇÃO

19h00 – Exibição de vídeos documentários sobre a Revolta da Chibata

19h30 – Leitura da “Carta dos Marinheiros” (manifesto dirigido ao governo brasileiro na ocasião) e apresentação do livro “João Cândido do Brasil e a Revolta da Chibata” de César Vieira, dramaturgo e fundador do Teatro Popular União e Olho Vivo

19h50 – Apresentação do grupo de Capoeira Angola Omoayê e convidados

20h20 – Dança afro com Inayara Samuel acompanhada de músicos

20h40 – Apresentações musicais com a Banda Mokó de Sukata, do movimento Trokaoslixo, o músico e compositor Haroldo Oliveira e outros convidados.

Serviço:

Centenário da Revolta da Chibata e homenagem à poeta Maria Tereza Moreira de Jesus

Quando: segunda, dia 22, a partir das 19 horas.
Onde: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima – Avenida Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros – São Paulo (SP) – Tel.: (11) 3082-5023 / 3063-3064
Produção: O Autor na Praça – apoio especial do poeta Ricardo Silva.

Nenhum comentário: