sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Paranapiacaba recebe o 1º Encontro de Cinema

Tony Berchmans ao piano
A sétima arte é destaque na Vila Ferroviária de Paranapiacaba, de hoje a domingo, no 1º Encontro de Cinema de Paranapiacaba – Cinema: Música Para Ver!

O público poderá assistir a filmes, participar de bate-papo com diretores e conferir o resultado das oficinas de interpretação, direção e fotografia para cinema que serão realizadas durante o evento.

O local será o Clube União Lyra-Serrano, construído na década de 1930 como espaço de lazer para os trabalhadores da ferrovia e que ainda hoje abriga um projetor de cinema da época.

Um dos pontos altos do encontro está na abertura, hoje, às 20 horas, quando o compositor e pianista Tony Berchmans improvisará a trilha musical de filmes mudos, misturando trechos de temas clássicos com música original, como ragtime e jazz tradicional, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais das imagens.

Tony Berchmans é autor do livro “A Música do Filme – Tudo O que Você Gostaria de Saber Sobre a Música de Cinema”. Foi curador do “Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado no Rio em 2007, e frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica e Brasil.

A programação de sábado começa às 15 horas, com “Nem Dia, Nem Noite”. Baseado no princípio do cinema e nas caixas teatrais, comuns em feiras e ruas da Europa nos séculos 18 e 19, forma-se um teatro em miniatura. Três minutos podem durar uma eternidade e uma caixa pode ter a dimensão de um oceano.

Às 17 horas, é a vez de “Narradores de Javé”, da diretora Eliane Caffé. Com José Dumont no elenco, o filme mostra a mobilização dos moradores para salvar Javé, um pequeno vilarejo que deve ser submerso pelas águas de uma represa. Após a exibição, a diretora participará de um bate-papo com o público.

No domingo, às 15h30, serão exibidos os exercícios das oficinas de interpretação, direção e fotografia para cinema realizados durante o evento. Às 16h o público poderá conferir “Wood&Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll”, animação brasileira de 2006, baseada nos personagens do cartunista Angeli. A comédia “Hands Up” (“Golpes de Audácia”), de 1926, que trata da Guerra da Secessão Norte-americana, encerra o encontro às 18h30. A trilha sonora será executada ao vivo pelo músico Wilson Sukorski.

O 1º Encontro de Cinema de Paranapiacaba é uma realização da Escola Livre de Cinema e Vídeo com apoio do Departamento de Turismo da Prefeitura de Santo André.

SERVIÇO:

1º Encontro de Cinema de Paranapiacaba

Quando: de hoje (26) a domingo (28)
Onde: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa de Paranapiacaba)
Informações: (11) 4997-2155 ou clique aqui.

Entrada gratuita.

Nenhum comentário: