domingo, 14 de novembro de 2010

GLAUCIA NAHSSER lança VAMBORA

A cantora mineira Glaucia Nahsser, que há anos mora em São Paulo, está com novo disco, Vambora. Competente e talentosa, Glaucia trafega pelos mais diversos ritmos e apresenta novas canções, com letras de Chico Amaral, Carlos Rennó, Carlos Careqa, Chico César, Alexandre Lemos, Rodrigo Bergamota, Magno Melo, André Abujamra e Marcio Nigro e Edu Krieger.

Voz claríssima, cristalina e swing certo. Foram esses elogios, vindos de Roberto Menescal, que colocaram de vez Glaucia Nahsser na trilha da música. E, desde 2003, quando estreou como cantora profissional, ela vem se destacando não só por valorizar as canções que interpreta, mas também por suas elogiadas composições.

Em seu quarto disco independente, Glaucia amplia os horizontes sonoros, embalando sua voz marcante em estilos musicais variados. O que norteou o trabalho foi a vontade de resgatar as origens da música brasileira e trazê-las para o pop, recuperando a riqueza de timbres e texturas. É algo que transforma a MPB em PPB, Pop Popular Brasileiro, na definição da própria cantora. “Deixei os letristas muito à vontade, sem dar muitos toques”, conta a cantora.

Com André Abujamra na direção musical e Márcio Nigro (parceiro nas trilhas cinematográficas) nos arranjos e na produção, “Vambora” navega pelos diversos territórios da música popular brasileira e sonoridades de outros lugares do mundo, como o rock, tango, choro, samba ou reggae – e, mesmo, música árabe. E ainda conta com um time de músicos experientes (Naylor Proveta, Emiliano Castro, Serginho Carvalho, Hugo Hori, entre outros) e letristas talentosos.
Dez das 12 faixas do CD são inéditas. As outras duas são “Mais uma Vez” (Renato Russo e Flávio Venturini) e “Pensando em Você” (Paulinho Moska), recriações que já integravam o repertório de shows recentes. “Para minha surpresa, as letras, que foram criadas a partir das melodias que fiz com Tiago Vianna e dos arranjos prontos, vieram todas com algo de minha história e, portanto, me proporcionaram um mergulho interno.”

Os arranjos e harmonias nasceram de forma intuitiva, em geral das diferentes cores dos acordes de violões afinados de forma menos usual, como os de Michael Hedges, André Geraissati e Joni Mitchell. O resultado é avalizado por ninguém menos do que Nelson Motta: “A mineira Glaucia Nahsser demorou a começar como cantora profissional, mas começou muito bem, com uma ótima versão de Balanço Zona Sul, sucesso de Simonal. Agora vem com novo disco e novas parcerias como o grande letrista mineiro Chico Amaral, com uma levada empolgante em um clima meio árabe, que está no sangue da Nahsser. Ficou uma beleza, sô!”.

Para conhecer as novas músicas do CD “Vambora”, clique em http://www.myspace.com/glaucianasser

Nenhum comentário: