segunda-feira, 26 de julho de 2010

Odorico Paraguaçu está de volta



O filme O Bem Amado estreou sexta-feira nos cinemas. Dirigido por Guel Arraes (de Lisbela e o Prisioneiro e O Auto da Compadecida, entre outros), reconta a história do prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, criado por Dias Gomes. Sua meta número um é a inauguração de um cemitério. Ele é apoiado pelas fogueteiras irmãs Cajazeiras e pelo avoado assistente Dirceu Borboleta. Vladimir (Tonico Pereira), dono do único jornal da cidade, é seu principal oponente. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta, e arma situações para que alguém morra, inclusive contratando o matador Zeca Diabo, responsável pela morte de seu antecessor.

Quem se lembra da versão original, em novela e seriado dos anos 70, inevitavelmente vai comparar a atuação de Marco Nanini à de Paulo Gracindo (Odorico); a de José Wilker à de Lima Duarte, como Zeca Diabo; a de Mateus Nachtergaele à de Emiliano Queiroz (Dirceu Borboleta) – por sinal, todos ótimos atores, além das atrizes do elenco. Dá para relembrar algumas cenas em vídeos postados no Youtube.

Mas o mínimo que O Bem Amado promete fazer é divertir. Mesmo antes da estreia, foi bastante criticado, mas eu sou daquelas que sempre apostam no cinema brasileiro. Invariavelmente, saio ganhando. Portanto, vou conferir.

Nenhum comentário: