segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dia bonito pra passear - aproveite as exposições na cidade




No centenário de Burle Marx, autor de mais de 3 mil projetos de paisagismo em 20 países, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a exposição “Roberto Burle Marx 100 anos: a permanência do instável”. Autodidata em paisagismo, estudou pintura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio, com Cândido Portinari; e em Berlim, com Degner Klemn. Ao contrário do que se pensa, seu lado pintor foi anterior ao de paisagista. A mostra tem curadoria de Lauro Cavalcanti e termina no próximo domingo, dia 13.

No mês da fotografia, destaco algumas exposições que acontecem em São Paulo.

Um acervo em preto e branco: Fotografias (1947/1980) – Exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo com 80 imagens de importantes nomes da fotografia no Brasil: Boris Kossoy, Cláudia Andujar, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Fernando Lemos, German Lorca e Thomaz Farkas. A mostra também expõe um recorte da série de Cristiano Mascaro sobre o bairro do Bom Retiro, realizada especialmente para o museu, em 1976. Até novembro.




Aproveite o passeio na Pinacoteca, que abre excepcionalmente nesta segunda, feriado nacional, para ver a Exposição “Matisse Hoje”, até 1º de novembro. Pela primeira vez, obras do artista francês Henri Matisse (1869-1954) estão em grande exposição. São mais de 40 obras. A Pinacoteca do Estado fica na Praça da Luz, 2, esquina com Avenida Tiradentes, em frente à Estação Luz do metrô. Aos sábados, a entrada é gratuita.

Até o dia 13, o 9º andar do Shopping Iguatemi sedia a terceira edição da SP-Arte/Foto, a maior feira de fotografia do país que reúne 17 galerias de arte e mais de 100 artistas, entre jovens talentos e nomes consagrados no circuito nacional e internacional. O evento é GRATUITO, até as 21h.

Exposição “Olhar São Paulo” reúne 80 fotografias da cidade, focando locais e situações da cidade de São Paulo de diferentes ângulos. Organizada pela Arfoc-SP (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo), tem entrada franca, no Hotel Bourbon Convention, Avenida Ibirapuera, 2.927. Das 16 às 21h. Sábado e domingo, das 8 às 18. Não abre no feriado (até 10 de dezembro).

No ano da França no Brasil, 133 fotografias de Henri Cartier-Bresson, no Sesc Pinheiros, em exposição organizada por Eder Chiodetto. Em 45 anos de carreira, Cartier-Bresson criou um estilo único e tornou-se pai do fotojornalismo contemporâneo.
Local: Espaço de Exposições, Térreo e Sala de Oficinas, 2º andar do Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195. De terça a sexta, das 10h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, até 18h30. Termina em 20 de dezembro.

Laurentino Gomes, autor de “1808”, anuncia que está em fase adiantada de pesquisas seu livro “1822”, que deve ser lançado em 7 de setembro de 2010, pela Ediouro. A obra vai tratar de um período de 14 anos na história brasileira, começando com a volta da corte portuguesa para Lisboa, em 1821, e terminando na morte de D. Pedro I em Portugal, três anos depois de abdicar do trono brasileiro. O interessante é que o acordo abrange um ambicioso projeto editorial multimídia, com foco especial na área de educação.

Fontes: Pinacoteca, Vejinha, Folha, Estado, Portal Sesc, Site Catraca Livre

2 comentários:

Unknown disse...

Quero ver essas exposições de fotografias e também a do pintor francês, claro! Você já viu todas?
Liliana Lavoratti

Ah,o blog está muito legal! Parabéns!

Ligia Sarrumor disse...

Até agora eu vi a da Pinacoteca. Nossa, a coisa mais linda... Dê uma "bisoiada" no meu blog também, quando puder... bjos!