domingo, 27 de setembro de 2009

Vendo e revendo filmes de bonitões

Sempre que posso, revejo filmes, já que a TV a cabo os reprisa bastante, além do que vejo gravações (que faço ainda em VHS, dinossaura que sou) naqueles horários em que não tem nada de bom pra ver.



Numa dessas madrugadas, revi Orgulho e Preconceito (2005), que tinha visto só no cinema, e até pensei que iria dormir. Que nada! É uma versão deliciosa da obra de Jane Austen, que li na infância. A coprodução anglo-franco-americana se passa no século 18, mostrando uma família falida que precisava casar suas cinco filhas. Mas não é que só arranjavam ricos bonitões, ainda por cima? O Mr. Darcy de 2005 era Matthew MacFadyen (foto) que, confesso, não conhecia. Ele faz um Darcy tristonho e ao mesmo tempo arrogante, que se apaixona por Liz (Keira Knightley), a mais inteligente e ousada das filhas dos Bennett, que o despreza. Quando, enfim, os dois assumem a paixão, a sempre ótima “bruxa” Judi Dench, tia de Darcy, tenta atrapalhar. E por aí vai...



Um filme talvez mais masculino é Pescador de Ilusões, que tinha visto no cinema na época (1991). O bonitão da vez é Jeff Bridges, que faz um radialista arrogante, que se impressiona quando um ouvinte a quem não deu bola cometeu múltiplos assassinatos. Perdidão da vida, vai a um antro de moradores de rua – as cenas iniciais de delírios e brigas são vibrantes – e é salvo por um deles, Parry (Robin Williams), que era professor mas ficou doidinho quando o tal ouvinte matou sua mulher. Simpático e fluente, o filme é dirigido por Terry Gilliam, que escreveu e dirigiu cults do bem-humorado Monthy Python.

O filme tem muita música, também. No Youtube tem várias cenas legais, vejam algumas delas.






Nenhum comentário: