quinta-feira, 3 de setembro de 2009

De piscina em piscina, para refrescar




Enigma de uma Vida (1968), de Frank Perry, é um filme que me marcou muito quando criança. Sempre adorei piscina, e seu personagem principal, Ned Merrill – Burt Lancaster já coroa mas ainda bonitão –, nadava de piscina em piscina para chegar à sua casa. Era final de verão, e ele aproveitava para filar umas bebidas e jogar conversa fora. Todos o conheciam, mas ninguém sabia o que se passava realmente com ele. Só descobri quando adulta que era um grande drama, como o nome em português demonstra. Mas prefiro o título em inglês, simples, direto e mais abrangente: The Swimmer – O Nadador, porque, afinal de contas, o que marca é justamente o fato de ele nadar quase o filme inteiro...
Passa na madrugada de hoje para amanhã (4/9), à 1h45, no TCM. Horário duro de aguentar, mas quem puder gravar, vale a pena...

E já que falamos em piscina: peguei por acaso, no Canal Brasil, o curta Maria Lenk. Foi realizado em 2007 por Sônia Nercessian, pouco antes da morte da grande recordista dos anos 1930 e que praticamente morreu nadando, aos 92 anos. Detalhe: nadava sem óculos!



Dica da amiga Vera Lúcia Dias, guia cultural da cidade, pra quem gosta de choro. Alex Mendes, bandolinista do Conjunto Retratos, convida para a 35ª edição do Projeto Choro na Manhã, que terá como tema ‘O Choro do Rio Grande do Sul’, em homenagem aos compositores e instrumentistas gaúchos. “Tudo”, garante, “inspirado no gênero nascido no Rio de Janeiro no final do século 19, que rapidamente se espalhou pelo país e tornou conhecidos grandes mestres como Octávio Dutra, Rubens Leal Brito e Radamés Gnattali, entre outros...”. Ele avisa: O café é por nossa conta!”.
Domingo (6), às 11 horas, no Centro Cultural do Jabaquara – Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Vila Oriental (próximo ao Metrô Jabaquara).


Neste fim de semana, na Casa das Rosas, debate e peça em homenagem aos 60 anos do livro O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir.


Quarta-feira, dia 9, às 21horas, vou assistir ao show de Gláucia Nasser, no Teatro das Artes, do Shopping Eldorado. No dia anterior, terça (8), às 19 horas, Gláucia participa de uma entrevista ao vivo no Programa Radar, da Nova Brasil FM (89.7). Compositora e cantora mineira – afinadíssima – Gláucia traz as músicas de seu terceiro CD, A Vida num Segundo. Gláucia tem tudo a ver com cinema: sua gravação de Lábios de Cetim (Anísio Dias) está no pequeno grande filme norte-americano O Visitante, em que um professor viúvo (Richard Jenkins, perfeito!) encontra em seu apartamento um casal de imigrantes que o sublocou de um amigo comum. Acaba virando amigo do jovem, que lhe empresta um tambor, que ele experimenta tocar na rua.

4 comentários:

Luis Biason disse...

Olá.
Fiquei com vontade de nadar, mas a previsão do tempo ... sei lá.
Pena o horário do filme, bela dica ... vou tentar.
Shalom!

Malu disse...

acho ótimo você lembrar os dias dos filmes imperdíveis na TV. Já tinha esquecido do Pedrinhas!

tia clara disse...

Da ala dos antigos, ontem revi dois maravilhosos: "Muito Além do Jardim" ("Being There", com Peter Sellers e Shirley MacLaine) e "A Excêntrica Família de Antonia" ('Antonia", holandês, Oscar de Filme Estrangeiro de 1995)... alimentos para a alma. Beijos!

Laila Guilherme disse...

Oi, Tia Clara. Como vai a Samanta? Eu vi esses dois filmes há muito tempo e são boas dicas. Também gosto de rever bons filmes...