segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fora do ar, por uma boa causa...

Fiquei mais de 48 horas fora do ar, para poder ter atividades não virtuais e – por que não? – arejar a cabeça. De vez em quando preciso desses afastamentos do mundo da internet, e geralmente o faço no sábado. Mas desta vez estendi para o domingo, também.

Não pude ir a nenhum show que indiquei, pois tinha outros compromissos no mesmo horário. Sábado à tarde, fui assistir à premiação do Top Blog, no auditório Unip, no Paraíso (São Paulo). Confesso que não conhecia o portal que reúne blogs de todo o país, mantém conteúdo e ações sociais, e ainda premia os melhores, com júri popular e acadêmico. Só conheci ao votar para minhas amigas que mantêm os blogs dos mineiros Toninho Horta (Música Audaz)  e Beto Guedes, e mesmo assim não havia nem entrado no site. Veio gente de vários estados para prestigiar o evento, que teve até show do humorista Sérgio Rabelo – bem engraçado, porém longo demais... Pena que minhas amigas não levaram prêmio... Fica pra próxima... Leia mais.

Já que acabo de entrar para o mundo dos blogs, foi bem interessante conhecer sua história – que remonta a 12 anos atrás –, apresentada pelo colunista Gustavo Guanabara. Também foi muito legal conhecer um pouco da variedade de blogs que existem hoje, aos milhões. A febre começou com jovens contando seu dia a dia e cada vez mais vem sendo adotada por pessoas de todas as idades e profissões, celebridades, empresas, governos, partidos, como forma de interagir com o público.

(Rubens Cavallari/Folha Imagem) Vovó Neuza, no jornal ...           e no debate...

Antes do show de Rabelo e da premiação, houve um curto debate, com a presença, além de Guanabara, dos colunistas Milton Jung (jornalista da Rádio CBN), Max Fivelinha (especialista em moda), e a simpaticíssima Vovó Neuza, ex-professora, que, em 2008, aos 78 anos, começou a escrever um blog sobre São Paulo, e que eu já conhecia de encontros sobre a cidade. Desde o ano passado, ela vem sendo tema de reportagens de jornais, revistas, programas de TV, pois é muito ativa e superligada ao mundo de hoje.

À noite aproveitei para ver o documentário Edu Lobo – Vento Bravo, no Canal Brasil, que leva o nome de uma das músicas do grande compositor. Tem todas as suas pérolas interpretadas e premiadas nos festivais e em shows dos anos 60 – Arrastão, Ponteio, Casa Forte, Corrida de Jangada, e suas composições para balés e peças teatrais. Fiquem ligados, porque pode reprisar ...



Domingo, fui a um Passeio Paulistano, ciceroneado pela guia cultural Vera Lucia Dias, que conheci numa entrevista de Geraldo Nunes, no então programa São Paulo de Todos os Tempos. Adorei a conversa e entrei em contato, já que sou ligada em coisas sobre São Paulo.
 
 
Há algum tempo, fui a um dos passeios pelo centro e, desta vez, consegui cumprir parte de outro, acompanhada da amiga Lígia, que também não via há tempos: tomamos um café na padaria Palmeiras e, na própria Albuquerque Lins, fomos ao Theatro São Pedro ver um belo concerto do Coral Jovem do Estado, com regência de Naomi Munakata e Nibaldo Araneda, e participação do pianista Fernando Tomimura. Repertório de primeira: Francisco Mignone, Antonio Vaz, Cláudio Santoro e o francês Gabriel Fauré. Os jovens são o máximo! Quanto aos regentes e pianista, claro, são de altíssimo nível. Já conhecia Naomi de apresentações na Sala São Paulo. Simples, simpática e pra lá de competente!! A seguir, o restante da turma ia andar pelo Elevado Costa e Silva (Minhocão) até o Parque da Água Branca, onde se realiza o tradicional evento Revelando SP – com artesanato e comidas típicas de várias cidades paulistas – mas eu não ia aguentar aquele sol forte... Lígia e eu preferimos pôr os papos em dia...



Nessa noite, vi no TCM o clássico A Vida por Um Fio (1948) – não confunda com o recente Awake-A Vida por um Fio – , que havia assistido só quando criança. Um delicioso suspense, em que Barbara Stanwick é Leona, mulher inválida que, ao tentar falar por telefone com o marido Henry (Burt Lancaster), ouve uma conversa entre dois homens que tramam o assassinato de uma mulher. Leona fica o tempo todo dentro do quarto, e a ação externa se passa a partir de lembranças e histórias que lhe contam por telefone, numa técnica narrativa muito sedutora. Fique ligado, que pode passar novamente...


Dica de TV: amanhã, às 22 horas (com reprise às 3 da manhã), passa no AXN o belo filme O Pescador de Ilusões (1991), com Jeff Bridges e Robin Williams. O arrogante radialista Jack Lucas se vê assustado quando um ouvinte toma suas ironias ao pé da letra e mata pessoas. Ótimo drama!

Um comentário:

Tia Clara disse...

Passei e li o post. (PELOP, by Guca Domenico)...
beijos da Tia