segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rádio e piano, deliciosa combinação

Como sou ligada em rádio, tentarei ir e dou a dica. É hoje!




Será lançado hoje (21/9), a partir das 18 horas, na Saraiva Megastore do Shopping Higienópolis, o livro “Ninguém Faz Sucesso Sozinho”, de Antonio Augusto Amaral de Carvalho, diretor-presidente do grupo Jovem Pan. Na obra, Tuta relembra sua trajetória no rádio e na televisão, comenta momentos políticos do país e revela a sua opinião sobre as comunicações brasileiras. Tuta entrou para a história da radiodifusão brasileira em 1949, como auxiliar na então Rádio Panamericana, que era, na época, a “Emissora dos Esportes”. Em 1952, aos 21 anos, assumiu a direção-geral da Panamericana. Tinha, então, 21 anos de idade. Em 1953, Tuta deixou o rádio para trabalhar TV Record, onde criou e dirigiu programas como “O Fino da Bossa”, “Bossaudade”, “Família Trapo”, “Hebe” e “Show do dia 7”.

Em 1964, assumiu novamente a direção da Rádio Panamericana, iniciou a criação da “Jovem Pan” e criou programas com ídolos da MPB que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Em 1970, começou a criar na Jovem Pan os primeiros programas jornalísticos e de prestação de serviços que transformaram o rádio do Brasil, fazendo escola, especialmente a “Equipe Sete e Trinta”, que depois se tornaria no “Jornal da Manhã”, que é o mais ouvido no país até hoje. Em 1993, Tuta iniciou o Projeto Jovem Pan-SAT, implantado em 1994, transmitindo via satélite para todo o país, com sinal de áudio totalmente digital. Sob a direção de Marcelo Carvalho, hoje a Rede Jovem Pan-SAT, uma das maiores do mundo, conta com mais de 130 emissoras que transmitem para mais de 1.500 municípios do país, incluindo 17 capitais, atingindo um contingente de 25 milhões de ouvintes.

Em 2007, criou a Jovem Pan Online, o rádio com imagem, com uma programação que funciona dia e noite, abrangendo todos os setores, como Política, Economia, Esportes, Internacional, Cultura, Ciências e Comportamento. O prefácio do livro é de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni: “Quando todos os profissionais de rádio achavam que nada mais havia para ser feito nesse veículo, Tuta apareceu com a inovadora Jovem Pan, diferente de todos os modelos existentes no rádio de todo mundo (…) Na televisão, Tuta foi responsável por inovações no esporte e no entretenimento que entraram para a história do veículo”.

PENA QUE NÃO LEVEI MÁQUINA... O show de ontem de Gilson Peranzetta, com o baixista Zeca Assunção, o saxofonista Mauro Senise, o baterista Nenê e o violonista Chico Pinheiro (que não conhecia em show) foi dez! Ainda teve canja de Alaíde Costa, que estava na plateia do Sesc Pinheiros... Coloco um outro vídeo de Gilson e outros pianistas...

2 comentários:

Laura Fuentes disse...

O livro se refere ao velho Tuta ou ao Tutinha, seu filho há mais de 20 anos à frente da Rádio Jovem Pan? De qualquer forma, é a história recente brasileira, sobretudo da música. Espero seu post contando do livro e como foi o evento.

Laila Guilherme disse...

É o Tuta pai, hoje com 78 anos, contando seus 60 anos de experiência em rádio... Acabei não indo...