domingo, 6 de setembro de 2009

Retratos da insônia

Domingão chuvoso, depressão à vista. Domingo é dia tradicionalmente deprimente, porque na TV só dá Silvio Santos, Gugu e Faustão, culminando com Fantástico. Dá pra sobreviver a tudo o que prepara para a segundona, que abre a semana útil? Mas amanhã é feriado nacional, portanto aproveitemos para dar um grito de independência...



Mas eu tinha de falar de depressão num dia como hoje, porque ela é um dos temas do Marília Gabriela Entrevista de hoje, às 22h, na GNT. O psiquiatra Sérgio Klepacz falará sobre doenças mentais – como esquizofrenia, transtorno bipolar e, claro, estresse e depressão. Pela chamada, o simpático Klepacz confirma, com certo humor, que “todo mundo tem um pouco de médico e de louco”. E afirma que, felizmente, hoje se fala com mais naturalidade sobre doenças mentais.

Esta semana me chamou a atenção uma previsão estarrecedora da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a depressão: nos próximos 20 anos, ela deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. A insônia – mal que felizmente não me afeta – pode ser uma das causas da depressão e vice-versa. A pesquisa mostra que (esta é para mim) “tempo diante da TV pode estar relacionado a futura depressão” – VIXE!!

Para minha surpresa, o mesmo estudo afirma que, nos países pobres, registra-se a maioria dos 450 milhões de casos de transtornos mentais, incluindo a depressão. Essa conclusão derruba o mito propagado até hoje na saúde pública brasileira, que trata o estresse e a depressão como “frescuras de gente rica”!!

FILMES SOBRE O TEMA - Muitas vezes o cinema retratou os transtornos mentais – e geralmente de uma forma brilhante. Dou apenas dois exemplos: o clássico em P&B As Três Máscaras de Eva, que em 1957 retratava um tema-tabu: uma mulher casada descobre que suas dores de cabeça e lapsos de memória são causados por múltiplas personalidades. A linda Joanne Woodward – viúva de Paul Newman na vida real – tem uma atuação brilhante! O filme passa às vezes na TV e vale a pena!



Quase 50 anos depois (2005), Camisa de Força traz Adrien Brody (conhecido por sua atuação premiada em O Pianista), como Jack Starks, veterano da Guerra do Golfo que retorna à sua cidade natal com amnésia. Após ser acusado de matar um policial, é recolhido a um hospital psiquiátrico. Num clima angustiante , Starks, preso a uma camisa de força, passa por tratamentos com drogas experimentais prescritas pelo Dr. Thomas Becker (Kris Kristofferson), e por situações de tortura explícita que o levam a ter alucinações. Direção de John Maybury, com Jennifer Jason Leigh e Daniel Craig (hoje famoso como o atual 007).

OUTRAS DICAS - Mas nem tudo é depressão num domingão chuvoso. Parte do mundo também é catastrófica, como no filme O Destino do Poseidon (1972), com Gene Hackman e Ernest Borgnine liderando um grupo de pessoas que tentam sobreviver ao naufrágio de um navio. Nunca vi esse filme porque, com raras exceções, evito filmes-catástrofe (por puro preconceito, admito). Desta vez pretendo ver, porque gosto do sumido Gene Hackman. Passa logo mais, às 17h45, no Telecine Cult.

Pra quem não se incomoda em ver filmes dublados, o Telecine Pipoca reprisa hoje, às 20h, Busca Implacável.  Enquanto todos assistiam à partida Brasil x Argentina de ontem, eu via a estreia desse filme em TV. Tem todos os elementos de ação, para quem aprecia: pancadaria, muitos tiros, perseguição com carros. Bryan é um ex-agente americano, cuja filha adolescente Kim (Maggie Grace, que foi Shannon, em Lost) insiste em viajar para Paris, onde acaba sendo sequestrada por traficantes de mulheres. Quem preferir a versão original para apreciar o belo vozeirão de Liam Neeson e as falas dos bandidos em albanês, aguarde que o Premium volta a reprisar nos próximos dias. Curiosidade: para se preparar para o personagem super-heroico Bryan, Liam Neeson fez um treinamento de armas e golpes com um soldado da Força Especial Aérea. Não confiem na grade, que diz que o filme é de 2003: é novíssimo, concluído em 2008.

OK, OK, vou terminar este post com uma dica menos deprimente. O deliciosamente leve e romântico Um Beijo Roubado, sensação de 2007, do chinês Kar Wai Wong, com o lindão Jude Law como o dono de um charmoso café, que oferece suas tortas de amoras (originalmente, o filme se chama Blueberry Nights) à jovem Elizabeth (Norah Jones) e os dois engatam uma linda amizade. O legal do filme são as personagens incomuns que vão surgindo no caminho de Elizabeth, interpretadas por famosos atores, incluindo Rachel Weisz (Jardineiro Fiel), David Strathairn (Boa Noite, Boa Sorte) e Natalie Portman (A Outra e Closer). Passa às 16h35 desta segunda, feriado, no Telecine Premium.

Um comentário:

Laura Fuentes disse...

Seu blogue está ficando cada dia mais bonito. Parabéns. Gostei também das dicas. Adoraria ter visto ontem o Blueberry Nights na tv a cabo. Pena que só entrei aqui hoje...